Fique por dentro das notícias de SALTINHO, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 06/12/2019 - Prefeito Carlinhos Lisi participa de evento na Câmara de Vereadores em Piracicaba

    O prefeito de Saltinho, Carlinhos Lisi e o diretor de Educação e Desenvolvimento Social, Amarildo Rodrigues representaram o Município de Saltinho na Cerimônia que marcou a Desativação da 10ª Delegacia de Serviço Militar.

    O evento, realizado na Câmara de Vereadores de Piracicaba, foi marcado por homenagens a Civis e Militares, em especial ao Tenente Júlio Moacir da Silva Fagundes.

    O prefeito de Saltinho também foi homenageado, na condição de Presidente da Junta Militar de Saltinho, com a entrega de uma lembrança, como forma de reconhecimento prestado ao Serviço Militar.

    A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e regionais, dentre elas o Tenente-Coronel de Infantaria Marcelo Yamada Domingues, prefeitos, ex-delegados, familiares, secretários, representantes de instituições, amigos, dentre outras personalidades.

    Na ocasião, o prefeito Carlinhos Lisi também entregou ao Tenente Fagundes um certificado de reconhecimento por todos os serviços prestados ao Município de Saltinho.

  • 04/12/2019 - Saúde de Saltinho conta com nova ambulância

    Saltinho recebeu, na tarde desta quarta-feira, dia 4 de dezembro, uma ambulância para a frota municipal.

    A aquisição do veículo de transporte foi possível graças ao planejamento dos recursos da CIP (Contribuição de Iluminação Pública).

    Este recurso, da ordem de 140 mil reais foi, após a aprovação legislativa, encaminhado para investimentos na área da Saúde, dentro do que prevê a Emenda Constitucional nº 93, de 2016.

    Aprovada pelos nobres vereadores, a Lei Municipal nº 695, de 9 de outubro de 2019, autorizou a Prefeitura de Saltinho utilizar o recurso para a aquisição da ambulância.

    Antes da aquisição do veículo, a Prefeitura consultou a opinião dos servidores de transporte do Departamento de Saúde, que tiveram voz ativa na escolha da melhor ambulância, de acordo com as demandas do setor, objetivando o melhor atendimento à população.

    A ambulância possui todos os equipamentos necessários para a condução adequada no transporte de pacientes para a Unidade Mista de Saúde de Saltinho e para outros centros hospitalares.

    O prefeito de Saltinho Carlinhos Lisi mencionou os esforços dos nobres vereadores pela aprovação do Projeto, que possibilitou ao Executivo a aquisição da ambulância.

  • 03/12/2019 - Final do Campeonato de Veteranos conta com grande presença de público

    O 1º de dezembro foi marcado por muita emoção no jogo final do I Campeonato de Futebol Society de Veteranos de Saltinho, entre o Show Boll e o Terça-Feira F.C.

    O Campeonato, organizado pela Prefeitura Municipal de Saltinho, teve como palco das disputas o Estádio Municipal Vicente Marino.

    Com o empate em 2 a 2 no tempo normal, as equipes foram para a cobrança de pênaltis. E o Show Boll se deu melhor, faturando o título do Campeonato.

    O prefeito Carlinhos Lisi e o vice Helinho Bernardino, assim como os vereadores Amadeu Junior e Evandro Pereira prestigiaram a final, ficando encarregados da entrega de medalhas e troféus aos participantes.

    Além do campeão e do vice, também foram premiados o artilheiro da competição e o goleiro menos vazado no Campeonato de Veteranos.

    O prefeito de Saltinho Carlinhos Lisi elogiou a organização do campeonato, realizado após solicitação da população. O prefeito também destacou a presença de público e a disputa sadia entre as equipes.

    O evento encerrou o calendário de disputas de 2019, prometendo uma nova edição em 2020, além de outros campeonatos.

  • 04/12/2019 - Confira o andamento do Processo Seletivo 003/2019

    A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SALTINHO, Estado de São Paulo, faz saber que realizar-se neste município, o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 003/2019 objetivando a contratação de estagiários de acordo com a Lei Municipal 254, de 06 de novembro de 2001, alterada em 19 de março de 2009.

    O Poder Executivo em conjunto com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola concede oportunidades de estágio a estudantes de 2º grau, nível técnico e nível superior, vinculados à estrutura de ensino público e particular, de acordo com as disposições da Lei Federal 11.788/2008 e do Decreto Federal 87.497/82.

    Confira o andamento do Processo Seletivo 003/2018 através do link

    https://saltinho.sp.gov.br/paginas/portal/concursos/exibir?exercicio=2019&id=1&descricao=Em+Andamento

  • 23/11/2019 - Projeto enviado à Câmara propõe alterar o valor do transporte para alunos de curso superior

    A Prefeitura de Saltinho protocolou na manhã desta sexta-feira na Câmara Municipal o Ofício nº 196/2019, que trata da alteração dos artigos 4º. e 5º., e parágrafo único do artigo 9º. da Lei Municipal nº 620, de 23 de fevereiro de 2017, que dispõe sobre a distribuição de passes de ônibus de linhas regulares e pagamento de bolsas a título de auxílio transporte escolar e dá outras providências.

    A Prefeitura de Saltinho pretende aumentar o valor do auxílio transporte escolar para 140 reais mensais. O valor é 40% acima dos atuais 100 reais pagos pelo benefício, que é proporcionado pela atual administração aos alunos residentes em Saltinho devidamente e regularmente matriculados em cursos de nível superior e/ou de nível técnico profissionalizante, que não funcionem regularmente no município de Saltinho, e que não seja atendido pela frota municipal e/ou serviços de terceiros contratados pela Prefeitura.

    O projeto de Lei agora seguirá os tramites da Câmara de Vereadores, passando pelas Comissões, para depois ir à aprovação dos senhores vereadores.

  • 29/11/2019 - Servidores Municipais participam de capacitação e de entrega de EPIs

    Funcionários receberam os EPIs e orientações quanto ao uso correto dos equipamentos

    A Prefeitura de Saltinho realizou nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, nos períodos manhã e tarde, a capacitação e entrega dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual aos servidores municipais. Assim como na reunião anterior, realizada em 14 de novembro, os funcionários acompanharam uma palestra educativa com ênfase na apresentação e no treinamento para o uso correto dos equipamentos.

    O treinamento, realizado no Polo da UNIVESP foi ministrado pelo engenheiro de segurança do trabalho da Empresa Medic Seg, Everton José Rodrigues. A empresa também orientou a Prefeitura de Saltinho quanto à aquisição dos EPIs em conformidade com a NR6 (Norma Regulamentadora).

    A iniciativa, proporcionada pela Prefeitura de Saltinho visa promover o conhecimento quanto aos meios de proteção disponíveis para minimizar os riscos que possam ameaçar a segurança e saúde dos servidores, além do investimento na capacitação e valorização permanente.

    Os equipamentos adquiridos já estão à disposição dos servidores.

    O que diz a Norma Regulamentadora NR 6

    De acordo com a Norma Regulamentadora NR 6, é considerado Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo acessório ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e a saúde.

    Os EPIs incluem itens como: óculos de proteção, protetores auriculares, abafadores de som, máscaras, capacetes, luvas, cintos de segurança, protetor solar, entre outros acessórios de proteção.

  • 28/11/2019 - Neste Domingo acontece a final do Campeonato de Futebol Veteranos

    Iniciado em 6 de outubro, o Campeonato de Futebol Society chega à sua tão aguardada final, que será disputada neste domingo, 1º de dezembro, no Estádio Municipal Vicente Marino, a partir das 9 da manhã.

    A partida entre o G.R.E Show Boll e o Terça-Feira F.C. promete muita emoção ao público.

    O sistema de disputa foi o de todos contra todos, garantindo na final as duas equipes melhor qualificadas. O Campeonato de Futebol Veteranos reuniu sete equipes nesta sua primeira edição.

    Atendendo antiga solicitação dos praticantes, o Campeonato é organizado pela Prefeitura de Saltinho.

    Toda a população está convidada a prestigiar a disputa final.

    Assim como as demais atividades esportivas realizadas em Saltinho, o Campeonato de Futebol Society categoria Veteranos tem como objetivo integrar a comunidade, proporcionando aos jovens e adultos do Município a prática esportiva, oportunizando momentos de descontração.

    Final do Campeonato de Futebol Society – Veteranos 2019

    Domingo, 1º de dezembro, a partir das 9 da manhã

    Estádio Municipal Vicente Marino

  • 28/11/2019 - Saltinho recebeu o Mutirão do Sebrae em apoio à Micro e Pequena Empresa

    Consultor foi recebido pelo prefeito Carlinhos Lisi e pelo vice Helinho Bernardino

    Com o objetivo de conhecer de perto os principais desafios enfrentados no dia a dia e saber como ajudar, o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) – regional de Piracicaba realizou na última terça-feira, dia 26 de novembro um mutirão pela micro e pequena empresa no município de Saltinho.

    A ação, realizada pelos colaboradores da entidade, teve como intuito gerar proximidade com o empresariado local e estabelecer um relacionamento com proposição de oportunidades que promovam melhorias e fortalecimento dos pequenos negócios locais.

    Ao todo, foram realizadas visitas a empresários de 27 estabelecimentos da Avenida Sete de Setembro e da Rua Joaquim Mendes Pereira.

    As orientações fornecidas pelos colabores do Sebrae aos empresários de Saltinho incluem o mapeamento dos principais desafios que cada empresário enfrenta e quais as soluções mais indicadas para resolver cada diferente situação.

    Foram abordados também os principais desafios relacionados ao empreendedorismo, organização, pessoas, planejamento, mercado e vendas, finanças, inovação e leis.

    Nesta quinta-feira, 28 de novembro, o prefeito de Saltinho Carlinhos Lisi e o vice-prefeito Helinho Bernardino receberam a visita do consultor Geraldo José Melare, que fez um balanço da Mutirão Em Saltinho. A ação também foi realizada em outros 33 municípios da Regional de Piracicaba.

    No encontro o prefeito recebeu um certificado oficializando a participação do Município no Mutirão Sebrae.

    O Sebrae é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas – aquelas com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.

    Para saber mais: Entre no Portal Sebrae ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800. Em Piracicaba, o Sebrae está localizado à Avenida Rui Barbosa, 132 – Vila Rezende. O telefone é (19) 3412-1070.

  • 28/11/2019 - Atenção para a programação das Operações Cata Cacareco e Cata Galho neste mês de dezembro

    A Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente informa que a Operação Cata Cacareco ocorrerá neste mês de dezembro de 2019 entre os dias 2 e 6.

    A equipe da Operação Cata Cacareco recolhe materiais inservíveis como sofás e móveis antigos, geladeiras e itens que não podem ser descartados no lixo comum.

    A equipe da Operação Cata Cacareco pede a colaboração da população para deixar o material que precisa ser recolhido acessível e lembra que não podem ser descartados itens como resto de construção civil, lixo orgânico e material, além de plástico, alumínio, vidro e metal.

    Já a Operação Cata Galho está agendada para acontecer entre os dias 9 e 13 de dezembro.

    A Operação Cata Galho realiza a coleta de materiais decorrentes de podas - galhos das podas de árvores e plantas ornamentais decorrentes das limpezas de jardins e pomares dos munícipes e também das podas realizadas pela prefeitura e Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

    Orientação

    A Prefeitura de Saltinho solicita que o munícipe se programe para disponibilizar os materiais somente nas datas de passagem das equipes.

  • 26/11/2019 - Atenção para o transporte correto das crianças em veículos

    Transportar crianças da maneira correta evita multa, mas o principal é que garante a segurança delas. A multa é algo de menor importância diante da tranquilidade de uma família.

    Infelizmente, os acidentes de carro são a maior causa de mortes de crianças entre zero e 14 anos. O bom é que essas mortes podem ser evitadas, basta que as crianças sejam transportadas de maneira correta.

    O Código Brasileiro de Trânsito exige que todas as crianças menores de 10 anos andem no banco de trás do veículo e o uso de assentos especiais é obrigatório para crianças de até 7 anos e meio. Mas os cuidados na hora de transportar a criança não param por aí.

    Segundo a ONG Criança Segura, que tem como missão promover a prevenção de acidentes de crianças e adolescentes, a melhor proteção para as crianças no carro é o uso de cadeiras e assentos de segurança. "O cinto de segurança é projetado para adulto com no mínimo 1,45m de altura e por isso não protege as crianças dos traumas de um acidente".

    O problema é que muitas vezes as cadeiras de segurança são usadas de forma errada. Esses artigos devem ser certificados e apropriados ao tamanho e ao peso da criança. É importante que a cadeira se adapte devidamente ao veículo e que seja instalada corretamente.

    A cadeira de segurança deve apresentar o selo do Inmetro. Esse selo garante que a cadeira de segurança passou pelos testes de colisão.

    Os pais também devem seguir à risca as orientações do manual de uso das cadeiras. Cada modelo é desenvolvido de acordo com o peso e a idade do usuário. Se a criança não for colocada corretamente na cadeirinha ou se esta estiver mal instalada no carro, a sua segurança fica comprometida.

    Recomendações de segurança para o transporte de bebês e crianças:

    •       Trave a abertura das portas traseiras. Use a trava que impede que elas sejam abertas por dentro;

    •       Mantenha os vidros quase fechados. Permitindo apenas a entrada de ar para ventilação;

    •       Nunca transporte crianças no colo;

    •       Nunca transporte crianças no porta malas e caçambas;

    •       Nunca coloque duas ou mais crianças no mesmo cinto de segurança;

    •       Nunca utilize o cinto de adultos em crianças.

    Existem várias soluções de segurança para transportar o bebê ou a criança, tais como, cadeirinhas especiais e banquinhos auxiliares ("booster"). Procure pela opção que melhor se adapta ao seu caso e boa viagem.

    Para crianças de até 13 Kg (aproximadamente 1 ano de idade): bebê conforto (sempre virado de costas para o motorista, ou seja, o bebê viaja olhando para a parte traseira do veículo);

    Para crianças entre 9Kg e 18Kg (aproximadamente entre 1 ano e 4 anos de idade) : cadeirinhas;

    Para crianças entre 18Kg e 36Kg (aproximadamente entre 4 anos e 10 anos de idade): assentos de elevação (booster);

    Para crianças acima de 36KG e no mínimo 1,45m de altura (aproximadamente 10 anos de idade): cinto de segurança de 3 pontos do próprio veículo.

    Até 1 ano de idade a criança deve ficar na cadeirinha sempre virada de costas para o banco da frente.

    Tanto o bebê conforto como a cadeirinha devem ser fixadas por cintos de no mínimo 3 pontos, sendo assim, se o cinto do meio do banco de trás só tiver 2 pontos, a cadeirinha ou bebê conforto NÃO deverá ser preso no nele.

    Só comece a dirigir se todos estiverem em seus devidos lugares com os cintos de segurança colocados.

    Só retire os bebês e as crianças dos cintos e assentos se você chegou a seu destino e está com o carro parado e desligado.

    Todos esses dispositivos devem estar bem presos ao cinto de segurança do veículo. Verifique o manual de cada fabricante para fazer a instalação corretamente.

    Fonte: Guia do Bebê

    https://www.guiadobebe.com.br/transportando-bebes-e-criancas/