Campanha do Dia Mundial sem Tabaco tem foco nas crianças e adolescentes
Com o mote “Proteger as crianças contra a interferência da indústria do tabaco”, a campanha deste ano do Dia Mundial sem Tabaco aborda as estratégias da Indústria, com foco nos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecido), pois são produtos que reúnem muitas das estratégias voltadas para crianças e adolescentes).
O tema foi definido pela Organização Mundial da Saúde e evidencia a necessidade de conscientizar desde cedo as crianças das consequências da utilização desses dispositivos.
O Dia Mundial sem tabaco é o 31 de maio, porém a conscientização deve ser um trabalho a ser realizado nos 365 dias do ano.
O tabagismo é uma grave ameaça à saúde global, matando mais de 8 milhões de pessoas por ano. Adolescentes entre 13 e 15 anos já são vítimas do consumo de tabaco e produtos de nicotina em muitos países. E o foco é o de proteger as futuras gerações e garantir o declínio contínuo do tabagismo.
A importância do tema escolhido está em assegurar o direito à saúde de crianças, adolescentes, jovens e da população em geral, em consonância com o compromisso que o Brasil assumiu ao ratificar a CQCT (CQCT/OMS). Impor limites à indústria do tabaco tem sido uma das prioridades mundiais na área da saúde. As legislações dos países têm estabelecido novas regulamentações que restringem a atuação das empresas de tabaco, especialmente no que diz respeito às ações de publicidade e promoção das marcas. Um dos públicos centrais da legislação protetora são crianças, adolescentes e jovens, principais alvos da indústria do tabaco, interessada em garantir e ampliar o seu mercado consumidor.
É fundamental conscientizar as pessoas quanto aos perigos do consumo do tabaco, considerando os riscos à saúde associados ao consumo, o que inclui doenças como câncer, problemas cardíacos e respiratórios. A informação também é eficiente para garantir a saúde de nossas gerações atuais e futuras.
Em caso de dúvidas, consulte a equipe do Departamento de Saúde de Saltinho. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Compartilhar
Deixar um comentário
Atenção: seu e-mail não será publicado.
Comentários