Fique por dentro das notícias de SALTINHO, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 14/08/2018 - Prefeitura de Saltinho abre inscrições para Concurso Público para os cargos de médico pronto atendimento

    A Prefeitura do Município de Saltinho, usando de suas atribuições legais, faz saber que fará realizar inscrições para Concurso Público nº 01/2018 para os cargos de médico pronto atendimento nas especialidades de:

    CLÍNICA MÉDICA;

    PEDIATRIA;

    CARDIOLOGIA;

    PSIQUIATRIA;

    GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA.

    Para mais informações, confira o edital abaixo.

  • 03/08/2018 - Vacinação contra a Polio e o Sarampo será realizada de 4 a 31 de agosto

    CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMELITE E SARAMPO

    O Ministério da saúde, juntamente com as secretarias Estaduais e municipais, realizará no período de 4 a 31 de agosto de 2018, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e contra o sarampo, tendo como dia de mobilização nos dias 4 e 18 de agosto. Estas estratégias tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a Poliomelite nos municípios, visando evitar reintrodução do vírus selvagem da Poliomelite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

    A população alvo desta ação é composta de crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e  29 dias, correspondendo a 313 crianças no nosso município. A meta mínima alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal de Poliomelite e Sarampo.

    No dia 04 de agosto a Sala de Vacina estará aberta na Unidade Mista de Saúde das 8h às 16h apenas para atendimento da Campanha.

    No dia 18 de Agosto, o dia “D” da Campanha, firmamos uma parceria com o Rotary de Saltinho e estaremos na Praça Municipal das 8h às 16h, com brinquedos, pipoca e algodão doce. Compareçam levando suas crianças e a carteirinha de vacinação!!!

  • 27/07/2018 - Informações sobre as matrículas da UNIVESP

    INFORMATIVO

    As matrículas da UNIVESP acontecerão na próxima semana - dias 01, 02 e 03 de Agosto - no horário das 11h00 às 21h00 no Polo de Apoio Presencial da UNIVESP em Saltinho, na Avenida Sete de Setembro, 1734 - Centro, Saltinho (SP).

    Documentos para efetivação da matrícula UNIVESP (Todas as cópias devem ser autenticadas em cartório):

    • Certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar do ensino médio.

    • Documento de identidade (RG ou RNE para estrangeiros). Não serão aceitos outros documentos em substituição ao RG civil, exemplo (COREN, CREA, Carteira Militar etc).

    • Cadastro de pessoa física (CPF).

    • Título de eleitor ou certidão de quitação eleitoral, para maiores de 18 anos.

    • Prova de estar em dia com as suas obrigações militares, para brasileiro do sexo masculino, que completa 18 (dezoito) anos ou 45 (quarenta e cinco) anos de idade entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano da matrícula.

    • Foto 3X4 recente

    É de inteira responsabilidade do candidato convocado para matrícula o comparecimento ao Polo Univesp, no horário das 11h às 21h, levando todos os documentos necessários.

    Para mais informações o candidato deverá consultar o manual do candidato no site:

    https://univesp.br/vestibular

  • 19/07/2018 - 1ª Capacitação para Merendeiras é realizada em Saltinho

    A Prefeitura Municipal de Saltinho, por meio do departamento de Educação e Desenvolvimento Social, promoveu a “1ª Capacitação para Merendeiras” oferecendo Cursos de Formação para as profissionais que atuam na merenda escolar (E.M.E.I. “Gelsomina Atanásio Cassano”, E.M.E.I. “Professor Lúcio Ferraz de Arruda”, C.I.E.M.S. “Nossa Senhora Aparecida”, C.I.E.M.S. “Professor Roque Névio Fioravante” e E.E. “Professor Manoel Dias de Almeida”) com intuito de aperfeiçoar o trabalho realizado pelas mesmas.

    A formação, que aconteceu no dia 11 de julho na Escola Professor Roque Névio Fioravante, contou com a participação da nutricionista Evelise Boliani.

    Dez merendeiras puderam assistir às palestras ministradas pelo Chef de Cozinha do Restaurante Tomate Seco de Piracicaba Jayro Scarpari, que falou sobre a importância do trabalho em equipe, técnicas de preparo de alimentos, métodos de cocção, conservação e empratamento.

    Após a parte teórica, as merendeiras elaboraram receitas, através das quais puderam aperfeiçoar as técnicas aprendidas.

    Foi ministrada também palestra com a Técnica de Segurança de Trabalho, Bombeira Civil  e também Consultora da empresa SOW Cecília Regina Correia. Cecília falou sobre a segurança e saúde no trabalho, semeando a importância da prevenção nas cozinhas das escolas do município.

    Ao final da capacitação, as merendeiras receberam certificados de participação.

  • 12/07/2018 - Prefeitura de Saltinho realizou a Jornada Pedagógica 2018

    Promovida pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, no período que antecede o recesso escolar as diretoras, coordenadoras, professoras(es), monitoras(es) e estagiárias(os) que atuam nas escolas municipais, participaram de palestras e oficinas com profissionais de referência nacional, na programação do evento, foram trabalhados os seguintes temas:

     

    TEMA

    PALESTRANTE

    Educação Especial com ênfase na Inclusão de Alunos com Deficiência Intelectual: fundamentos e práticas

    Profa. Dra. Anna Maria Lunardi Padilha

    A educação e as competências para o século XXI; A educação, o professor e as novas gerações

    Prof. Tiago Aquino da Costa e Silva

    A pedagogia do brincar; Jogos, brincadeiras e brinquedos na educação infantil; A recreação no século XXI

    Formação para um ensino de qualidade: políticas públicas enfatizando prática pedagógica efetiva, sem elitismo e com resultados visíveis

    Prof. José A. C. David Chagas

     

    A formação continuada dos professores e demais profissionais da rede pública municipal de ensino é um de nossos principais compromissos. Além disso, este é um momento importante para o planejamento anual da educação municipal, pois oferece um momento de reflexão para a equipe sobre as práticas pedagógicas.

    Esta é mais uma iniciativa para contribuir para um processo significativo e funcional na aprendizagem de nossos alunos e melhorar a qualidade de nossa educação.

     

  • 06/07/2018 - Informe das Ações do Fundo Social de Solidariedade de Saltinho

    O Fundo Social de Solidariedade de Saltinho abriu inscrições para o Curso de Corte e Costura e Customização de Chinelos. As inscrições podem ser feitas entre 10 de julho e 24 de julho, das 13h às 17h no CRAS. O número de vagas é limitado. Participem!



    Na próxima quarta-feira, 11 de julho, acontecerá a distribuição dos agasalhos da Campanha do Agasalho 2018, no Salão do Idoso, na Rua Pedro Avelino Seten, no Bairro Residencial Jardim Azaléas, no Salão do Idoso. 



    Todas as terças-feiras acontece o Curso de Restauração de Móveis. E novas turmas serão abertas. Mais informações no CRAS - Rua José Torrezan, 1481 – Bairro Jardim Torrezan –Saltinho - Telefones: 3439-2303 ou 3439-1154.

  • 05/07/2018 - Balanço da Campanha Hanseníase, Verminose e Tracoma.

    Resultado da Campanha Hanseníase, Verminose e Tracoma.

     

    Data de realização da Campanha:

    20/06/18 – Prof. Roque Névio Fioravante

    21/06/18 – Nossa Senhora Aparecida

     

    Metas recomendadas pelo Ministério da Saúde:

    · ≥ 75% de entrega de fichas de autoimagem de hanseníase e ≥ 75% de devolução destas;

    · ≥ 85% de cobertura de tratamento com albendazol;

    · ≥ 80% de exames para o tracoma;

     

    Resultado das ações:

    • N° de escolares matriculados na faixa etária da Campanha (5 a 14 anos): 560
    • N° de escolares que receberam a ficha autoimagem: 560 = 100% - atingimos a meta.
    • N° de escolares que devolveram a ficha autoimagem preenchida: 425 = 75% – atingimos a meta.
    • N° de escolares com suspeita de hanseníase: 0
    • N° de escolares medicados com albendazol: 355 = 63% - não atingimos a meta.      

          N° de escolares examinados tracoma (faixa etária de 1 a 9 anos): 927 = atingimos 100% da meta.

    • N° de casos positivos tracoma: 4
    • N° de familiares tratados tracoma: 5

    Conclusão das ações:

    Atingimos a meta recomendada para Campanha em 4 indicadores, exceto n° de escolares medicados com albendazol.

    A Campanha tem como objetivo esclarecer sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças Hanseníase, Verminose e Tracoma, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, o que se faz importante a adesão pela Campanha por parte dos responsáveis.

    No indicador tracoma tivemos 4 casos de escolares positivo, os quais foram medicados e serão reavaliados em setembro/18.

    As maiores dificuldades encontradas na realização das ações foram, a devolução das fichas autoimagem preenchidas e dentro do prazo estipulado, e adesão pelos responsáveis no indicador tratamento de verminoses (albendazol), e aceitação do tratamento nos casos detectado tracoma.

  • 05/07/2018 - A Saltinho adquiriu gêneros alimentícios da agricultura familiar para merenda escolar

    A Prefeitura de Saltinho realizou chamadas públicas para aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar para merenda escolar. A entrada de frutas e hortaliças desta modalidade enfrentava grandes desafios e vinha sendo construída desde o ano passado. O principal objetivo é que esta experiência abra caminho para a ampliação das aquisições de hortifrutigranjeiros diretamente dos pequenos agricultores. Com a entrada desses alimentos, a Prefeitura, reitera um de seus compromissos estratégicos: o atendimento a Lei Federal 11.947/09 – que determina que 30% dos alimentos adquiridos para a merenda devem ter como origem pequenos produtores.

    Os produtos que vem do campo são entregues semanalmente para abastecer as escolas e estão sendo adquiridos alface, couve, repolho, acelga, cheiro verde e outro importante gênero agora inserido neste processo é a banana, fortemente relacionada ao hábito alimentar do brasileiro, tal produto também é bastante produzido pela Agricultura familiar.

    A convergência de políticas públicas visando a integração entre a agricultura familiar e alimentação escolar resultam em um cardápio elaborado respeitando a cultura local, alimentos regionais, e os princípios fundamentais da boa nutrição como quantidade, qualidade, variedade, moderação e harmonia.

  • 05/07/2018 - Consuma água racionalmente

    “Seja rápido no banho”, “feche a torneira”, “não lave a calçada”. Você já ouviu dizer que pequenas atitudes fazem uma grande diferença? Pois é, daqui pra frente com a água, vai ter que ser assim. Cada um fazendo a sua parte, começando aí, dentro da sua casa.

    Nesta época, tradicionalmente de poucas chuvas, só há uma maneira de evitar a falta d’água. Economizar, usar este precioso bem com consciência, sem desperdiçar.

    O Brasil concentra a maior parte de água doce do mundo – por ser o país mais rico em rios, mas nem por isso podemos jogar fora o que tanto necessitamos para viver. Devemos ter a consciência de que: sabendo usar não vai faltar! Essa a única alternativa que temos para nos prevenir dos problemas que ainda podem vir acontecer.

    Dicas de como economizar água

    Escovar os dentes: feche a torneira ao escovar os dentes, enxágue com a quantidade necessária de água ou enxágue utilizando um copo com água.

    No banho: Feche o chuveiro enquanto se ensaboa. Não há necessidade de deixar o chuveiro aberto durante todo o banho.

    Ao dar descarga: aperte a válvula uma vez e é claro, evite jogar lixo no sanitário;

    Lavagem de louças: ensaboe as louças e depois enxágue, evite o uso exagerado;

    Regar jardins e plantas: evite deixar a mangueira aberta por muito tempo;

    Lavagem de carro: lave o carro com um balde;

    Lavagem de calçada: use vassoura ou reutilize a água da máquina de lavar.

    Comece com a mudança de dentro para fora. Conscientização é o primeiro passo. Se cada um fizer a sua parte através de pequenas atitudes como essas, água não vai faltar.

    Economize!

  • 06/08/2018 - Confira o cardápio para as Escolas Municipais neste mês de agosto

    Clique nos arquivos para download e confira o cardápio elaborado para os alunos das Escolas Municipais de Saltinho.