Fique por dentro das notícias de SALTINHO, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 14/06/2019 - Plantio de Mudas e Visitas Ambientais foram ações no mês do Meio Ambiente em Saltinho

    Neste mês de junho, a Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente está realizando diversas ações com o propósito de estimular o cuidado com a natureza. Na tarde do dia 6 de junho, quinta-feira, e na manhã da última terça-feira, dia 11 de junho, os participantes da Melhor Idade de Saltinho, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS realizaram visitas ambientais a locais do município, como por exemplo a nascente modelo. As visitas contaram com o guiamento da diretora de Meio Ambiente, Ariella Montebello e da diretora ajunta de Educação e Desenvolvimento Social, Adenir Taranto, além do psicólogo do CRAS, Leonardo Classere e a assistente do CRAS, Marcy Ellen.

    Iniciativas como estas têm como objetivo reforçar as medidas de planejamento ambiental adotadas nos últimos três anos em Saltinho, além de conscientizar a população da importância do tema.

    Como podemos colaborar com o nosso Meio Ambiente?

    Proteger o meio ambiente é tarefa para todos nós, independentemente de nossa idade. Ajudar é fundamental para que as próximas gerações possam usufruir de tudo o que nosso planeta oferece, tendo acesso a um ar puro, água limpa e à variedade de espécies que aqui vivem.

    Para proteger o meio ambiente, não é necessário ter muito dinheiro ou participar de alguma organização que luta pelo planeta, basta querer e fazer sua parte. Confira dez atitudes que você pode realizar no seu dia a dia para ajudar o planeta:

    Não desperdice água. Você já pensou em quanta água é desperdiçada quando tomamos banhos muito demorados ou quando deixamos um vazamento em nossa casa por dias? Atitudes simples podem evitar o desperdício, como a redução do tempo de banho, o aproveitamento da água da chuva, a reutilização da água da máquina de lavar e a lavagem de carro utilizando baldes com água em vez de mangueiras.

    Economize energia. Será que é mesmo necessário utilizar o computador e deixar a televisão ligada ao mesmo tempo? Algumas vezes ligamos vários aparelhos eletrônicos que não serão utilizados, gastando uma energia desnecessária.

    Além disso, a lâmpada é um grande problema! Quem nunca deixou lâmpadas acesas mesmo sem ter ninguém no ambiente? Desligar aparelhos que não estão sendo usados, apagar a luz, diminuir o uso de ar-condicionado e trocar lâmpadas por outras mais econômicas são atitudes que podem diminuir o consumo de energia.

    Não compre produtos sem necessidade. Trocar o celular a cada novo lançamento é mesmo necessário? Aquele computador realmente precisa ser trocado? Às vezes nos deixamos levar pelo consumismo e compramos várias coisas sem utilidade. Com isso, aumentamos a fabricação de diversos produtos e levamos ao uso excessivo e descontrolado dos recursos naturais.

    Separe o lixo. Separar o lixo orgânico do reciclável é essencial para garantir a destinação correta de cada produto. Reciclar um produto é muito melhor para o meio ambiente que fabricar outro, uma vez que economizamos recursos naturais e diminuímos o lixo no planeta.

    Não jogue lixo nas ruas. Jogar lixo nas ruas causa poluição, doenças e também o crescimento dos índices de enchentes. Caso não haja lixeira por perto, guarde o lixo até chegar em casa.

    Ande mais a pé. Veículos automotores liberam muitos poluentes para a atmosfera, sendo assim, é fundamental, sempre que possível, optar por ir a pé ou quem sabe de bicicleta. Outra alternativa é combinar caronas com os amigos ou utilizar o transporte público.

    Reaproveite. Algumas vezes jogamos no lixo objetos que poderiam ser utilizados para outros fins. Seja criativo e evite o aumento de lixo no planeta.

    Não compre animais silvestres. Alguns animais silvestres são diferentes e apresentam uma beleza incrível, não é mesmo? Entretanto, nem sempre esses animais podem ser comercializados. Quem compra animais sem registro do IBAMA pode ser multado ou até mesmo preso. Muitos dos animais que são vendidos sem autorização vêm do tráfico de animais, uma prática que ameaça muito a biodiversidade do país.

    Evite o uso de produtos descartáveis e sacolas plásticas. O uso desses produtos, apesar de bastante prático, contribui para o aumento da produção de lixo. No que diz respeito ao uso de sacolas plásticas, ao fazer compras, leve sua própria bolsa de pano ou lona para evitar desperdícios.

    Repasse as dicas! Espalhar o conhecimento sobre como cuidar da natureza ajuda a formar cidadãos mais preocupados com o meio ambiente. Que tal fazer sua parte e repassar essas ideais?

    (fonte: Escola Kids, por Ma. Vanessa dos Santos)

  • 31/05/2019 - Oficina "Comidas do Mundo" foi encerrada com diversas ações no CRAS

    A Oficina integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa (SCFVI) realizada pelo CRAS de Saltinho teve como tema na manhã da última quinta-feira, 30 de maio, as "Comidas do Mundo".

    A ação contou com a participação da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Ana Lúcia Bianquin Lisi, das representantes das DRADS (Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Germeck e Ana Maria Sampaio; da diretora adjunta do departamento de Educação e Desenvolvimento Social de Saltinho, Adenir Taranto, da Cabo Sueli Tavares, da Polícia Militar; do psicólogo do CRAS Leonardo Classere; da escriturária do CRAS, Sandra Canhoela e da assistente social Marcy Ellen, além dos participantes da Melhor Idade que realizaram apresentações diversas e emocionantes.

    O evento foi encerrado com um delicioso almoço.

    O prefeito Carlinhos Lisi destaca a importância social da ação e parabeniza a todos os organizadores. Ele também destaca a participação dos representantes da Melhor Idade, pela presença fundamental em todos os encontros realizados no CRAS.

  • 31/05/2019 - Departamento de Meio Ambiente promove ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

    A Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente programou ações de conscientização para o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5 de junho. As iniciativas têm o objetivo de reforçar as medidas de planejamento ambiental adotadas nos últimos três anos em Saltinho.

    No dia 8 de junho, sábado, está programado o plantio de mudas na nascente que vem sendo recuperada pela Administração Municipal em parceria com o Rotary, nas proximidades da ETA. O plantio será realizado pelo Interact. O mês do Meio Ambiente em Saltinho também contará com roteiros turísticos com os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para os Idosos, do CRAS e atividades nas Escolas Municipais relativas ao tema.

    A diretora de Meio Ambiente de Saltinho, Ariella Montebello destaca que ações de preservação e conservação dos recursos naturais emergenciais e que, para implementá-las é necessário a conscientização do uso racional por parte de todos.

    ONU foca na poluição do ar

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) nove entre dez pessoas no mundo respiram ar poluído.

    O número de mortes causadas pela poluição do ar em ambientes externos em todo o mundo chega a 8,8 milhões de pessoas por ano, segundo cientistas.

    Por este motivo, a ONU (Organização das Nações Unidas) foca neste ano suas atividades na “poluição do ar”. A Organização lançou, pela primeira vez, um site especial em português, com direito a mapa interativo e atualização em tempo real para registrar os eventos, onde os usuários poderão descobrir onde estão as ações mais próximas.

    Ao acessar o site, o cidadão verá uma linha do tempo com a história do Dia Mundial do Meio Ambiente. Saberá mais sobre o país anfitrião da data, que este ano é a China. Além disso, a plataforma contém dados sobre a poluição atmosférica, oferece um teste de conhecimentos sobre o assunto e reúne publicações e uma série de reportagens.

    O site é https://www.worldenvironmentday.global/pt-br

  • 31/05/2019 - Informe sobre as Operações Cata Cacareco e Cata Galho em junho de 2019

    A Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente, informa à população que a Operação Cata Cacareco, neste mês de junho de 2019, acontecerá entre os dias 3 e 7.

    A equipe da Operação Cata Cacareco recolhe materiais inservíveis como sofás e móveis antigos, geladeiras e itens que não podem ser descartados no lixo comum.

    A equipe da Operação Cata Cacareco pede a colaboração da população para deixar o material que precisa ser recolhido acessível e lembra que não podem ser descartados itens como resto de construção civil, lixo orgânico e material, além de plástico, alumínio, vidro e metal.

    Já a Operação Cata Galho está agendada para acontecer entre os dias 10 e 14 de junho.

    A Operação Cata Galho realiza a coleta de materiais decorrentes de podas - galhos das podas de árvores e plantas ornamentais decorrentes das limpezas de jardins e pomares dos munícipes e também das podas realizadas pela prefeitura e Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

    Orientação

    A Prefeitura de Saltinho solicita que o munícipe se programe para disponibilizar os materiais nas datas de passagem das equipes.

  • 31/05/2019 - Saltinho realizou Audiências Públicas sobre os temas Metas Fiscais e Saúde

    A Prefeitura de Saltinho realizou na última segunda-feira, dia 27 de maio, na Câmara de Vereadores, duas audiências públicas que trataram dos temas Metas Fiscais e Saúde. Ambas, nesta ordem, com demonstrativos das ações realizadas no 1º Quadrimestre deste ano de 2019.

    O diretor de Finanças e Patrimônio da Prefeitura de Saltinho, Fernando Renato Hyppolito iniciou os trabalhos, abordando os tópicos Execução Orçamentária, Despesa com Pessoal, Despesas com Saúde (na qual o valor investido é 8% acima do mínimo a ser aplicado na área), Educação, Ensino e Dívida Ativa.

    Na sequência, deu-se início ao demonstrativo das receitas na Saúde, com apresentações nos tópicos despesas com pessoal, com materiais, serviços, equipamentos, resumo financeiro e convênios. Após a abertura para as perguntas, a diretora de Saúde de Saltinho, Patrícia Ruschel demonstrou aos presentes os procedimentos adotados em atendimentos de enfermagem, consultas no 1º Quadrimestre de 2019 na Saúde do município e respondeu às perguntas dos vereadores. Representando o executivo, as Audiências Públicas também contaram com a presença da diretora ajunta do Departamento de Finanças e Patrimônio, Eleusa Bonato Moraes.

    Representando o poder Legislativo, estiveram presentes às Audiências Públicas, os vereadores Amarildo de Jesus Firmino, Denis Chiquito, Evandro Eli Pereira, Luiz Alberto Manesco, Luiz Aparecido Lopes, Maria de Lurdes Pandolfo Torina e Paulo Roberto da Silva.

    A intenção das audiências públicas é manter a população sempre informada sobre todas as ações desenvolvidas pela Municipalidade, o que fortalece compromisso com a transparência da administração municipal.  

  • 28/05/2019 - Dia do Desafio acontece nesta quarta-feira

    Saltinho vai participar da 25ª edição do Dia do Desafio nesta quarta-feira, dia 29 de maio.

    Um evento que incentiva a prática de atividades físicas. Escolas, empresas, ONGs e população em geral estão convidadas a participar.

    O evento é feito em várias partes do mundo. Os organizadores — entre eles a UNESCO — sorteiam duas cidades para ver qual delas mobiliza mais pessoas.

    O #DiaDoDesafio é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação.

    “Vamos competir com São João de Iracema. Essa é uma disputa amigável, cujo verdadeiro sentido é incentivar os hábitos saudáveis”, informou o vice-prefeito Helinho Bernardino.

    COMO PARTICIPAR

    Para participar, basta reunir colegas de trabalho, escola ou vizinhos e praticar alguma atividade física. Por exemplo: caminhada, passeio de bicicleta, corrida ou um simples alongamento.

    Prepare-se. O Dia do Desafio é um convite ao movimento!

  • 24/05/2019 - Escolas Municipais recebem livros paradidáticos adquiridos pela Prefeitura de Saltinho

    A Prefeitura Municipal de Saltinho, através do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social adquiriu mais de 1000 livros paradidáticos de diversos títulos para as 04 (quatro) Escolas Municipais. Estes livros, que já estão disponibilizados, são destinados ao desenvolvimento das crianças de 0 a 12 anos.

    Ao longo da Educação Básica, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece que os alunos devem desenvolver dez competências gerais que pretendem assegurar uma formação humana integral que visa a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    Alinhada estas competências, os momentos de leitura favorecem ao aluno, entrar num mundo mágico de forma lúdica e atrativa:

    Proporcionando a ampliação do repertório acerca de seu uso social; ampliando as capacidades cognitivas para compreensão de ideias e organização de linhas coerentes de pensamento; enriquecendo o vocabulário; adquirindo novos conhecimentos e visões de mundo diferenciadas; desenvolvendo uma visão crítica e capacidade de argumentação; reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação.

    Assim os professores podem desenvolver atividades voltadas aos valores como: bondade, amizade, respeito, honestidade, ecologia, meio ambiente, poluição, dentre outros.

    Além da aquisição destes livros, os professores da rede e equipes de apoio, tem realizado formação continuada para aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem.

    Todas estas ações colaboram para uma transformação significativa na educação, contemplando desde a investimentos nas infraestruturas das Escolas Municipais, como também na elevação do nível do ensino e no desenvolvimento humano.

    Fonte e fotos: Departamento de Educação e Desenvolvimento Social de Saltinho

    Edição: Assessoria de Imprensa

  • 17/05/2019 - Escolas Municipais de Saltinho realizam ato cívico em homenagem aos 27 anos de Saltinho

    No mês em que comemora seus 27 anos de emancipação político-administrativa, o município de Saltinho, através da Prefeitura Municipal realizou, pelo terceiro ano consecutivo, o Ato Cívico nas Escolas Municipais. Os eventos, realizados nos períodos manhã e tarde do dia 16 de maio, quinta-feira, contaram com a presença do prefeito Carlinhos Lisi, do vice-prefeito Helinho Bernardino e do diretor de Educação e Desenvolvimento Social, Amarildo Rodrigues.

    As ações, que foram realizadas nas quatro unidades de Ensino do Município: E.M.E.I.s “Gelsomina Atanásio Cassano” e Professor Lúcio Ferraz de Arruda” e C.I.E.M.S “Roque Névio Fioravante” e “Nossa Senhora Aparecida”, contaram com diversas apresentações dos alunos e de seus trabalhos, além das falas das diretoras. Todos foram abertas a todos os pais e responsáveis.

    Os eventos também contaram com a presença dos nobres vereadores Amadeu Junior, Evandro Pereira, Rodrigo Artur (Cartucheira) e Paulo Roberto Silva (Professor Paulo).

    Em sua fala, o prefeito Carlinhos Lisi destacou a importância de reunir crianças e seus pais numa ocasião tão especial para o município. Mais uma vez, o prefeito fez questão de valorizar o trabalho das equipes de ensino e a participação de alunos, que ricamente colaboraram para a importância do Ato Cívico.

     

  • 20/05/2019 - Eventos em comemoração ao aniversário de Saltinho contaram com grande presença de público

    Como forma de comemorar o 27º aniversário de SaltinhoNo mês em que comemora seus 27 anos de emancipação político-administrativa, o município de Saltinho, através da Prefeitura Municipal realizou diversos eventos de cultura, diversão e entretenimento.

    No dia 16 de maio, quinta-feira, foi realizado ao Ato Cívico nas Escolas Municipais de Saltinho. Marcaram presença nas festividades, realizadas nos períodos manhã e tarde as quatro unidades de Ensino do Município: E.M.E.I.s “Gelsomina Atanásio Cassano” e Professor Lúcio Ferraz de Arruda” e C.I.E.M.S “Roque Névio Fioravante” e “Nossa Senhora Aparecida”, o prefeito Carlinhos Lisi, o vice-prefeito Helinho Bernardino e o diretor de Educação e Desenvolvimento Social, Amarildo Rodrigues, além dos nobres vereadores Amadeu Junior, Evandro Pereira, Rodrigo Artur (Cartucheira) e Paulo Roberto Silva (Professor Paulo).

    Os eventos contaram com diversas apresentações dos alunos, e foram abertas a todos os pais e responsáveis.

    Cinema na Praça Central

    No dia 18 de maio, sábado, o projeto “Cine Cidade” proporcionou à população sessões de cinema gratuitas. Com todos os 170 assentos ocupados em cada uma das cinco sessões realizadas no dia, as exibições aconteceram em ambiente climatizado com distribuição gratuita de pipoca.

    Domingo com atrações na Praça Central

    No dia 19 de maio, aniversário de Saltinho, a partir das 14h, a Praça Central foi palco de várias atrações para todas as famílias: brinquedos diversos, trenzinho, pipoca, algodão doce e o Show da Rádio Studio FM, com vários artistas.

    Às 19h, foi realizada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus a Missa Especial em homenagem ao aniversário de Saltinho, celebrada pelo Pároco José Jorge Teodoro.

    Após a celebração religiosa, foi a vez de Mazinho Quevedo & Adrielli presentear o público com a autêntica música caipira homenageada pelo talento de sua viola. Um dos maiores violeiros do país, Mazinho Quevedo, que também é famoso pela autoria de trilhas dos documentários “O Encanto das Águas” e “Terra da Gente”, produzidos pela EPTV, fechou de maneira especial os eventos em homenagem ao aniversário de Saltinho.

    Prefeito e vice-prefeito celebram com a população

    Presentes aos eventos, o prefeito de Saltinho Carlinhos Lisi e o vice-prefeito Helinho Bernardino celebraram a meta alcançada: proporcionar atividades que possibilitaram a participação de todas as famílias.

    O prefeito destaca o trabalho de todas as equipes que trabalharam duro na organização dos eventos, supervisionados pelo vice-prefeito Helinho Bernardino, que não mediu esforços para que as ações obtivessem êxito.

    Carlinhos também destacou a participação das equipes do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social pela estratégia desenvolvida no Ato Cívico, que contou com a maior presença de pais e responsáveis dos últimos anos, em atividades realizadas dentro dos espaços das Escolas.

    O vice-prefeito Helinho Bernardino também afirmou estar feliz com o resultado das ações e acrescenta a importância da parceria com a Rádio Studio FM na realização dos shows. A Rádio celebrou 11 anos de bons serviços prestados à comunidade de Saltinho.

    Campeonato de Futebol Society

    Paralelas às ações do mês de aniversário, continuam, às quartas-feiras e aos domingos as disputas do Campeonato de Futebol Society no Estádio Vicente Marino.