Fique por dentro das notícias de SALTINHO, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 22/03/2019 - Meio Ambiente de Saltinho orienta no Dia Mundial da Água

    Neste dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data reforça a necessidade de usarmos com responsabilidade este recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano.

    O material biológico é em sua grande maioria composto por água (mais de 65% do corpo humano é água), além de várias espécies animais e vegetais só sobrevivem em ambientes aquáticos (por exemplo os peixes).

    Quem vê uma foto da Terra, não imagina que todo aquele azul de água demande atenção de todos nós. Porém, ainda que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável, ou seja, próprio para consumo humano.

    Deste 1% de água apropriada para consumo humano, 12% fica no Brasil - 70% na Bacia Amazônica. O restante está distribuído de forma desigual - o Nordeste, por exemplo, possui apenas 5% das reservas brasileiras de água doce, sendo que boa parte desse volume é subterrâneo e com alto teor de sal.

    Se pudéssemos concentrar o volume total de água no planeta Terra em uma esfera, o diâmetro desta esfera seria de 1380 km, o que representa um pouco mais da metade da Lua, que tem 3.474,2 km de diâmetro. Não se esqueça que apenas 1% deste volume é potável, sendo a imensa maioria de água (97,61%) proveniente dos oceanos; calotas polares e geleiras representam 2,08%, água subterrânea 0,29%, água doce de lagos 0,009%, água salgada de lagos 0,008%, água misturada no solo 0,005%, rios 0,00009% e vapor d’água na atmosfera 0,0009%.

    Diante desses percentuais, apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e que reúnem condições para ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis. A poluição é um dos maiores problemas da água potável, uma vez que diariamente os mananciais do mundo recebem toneladas de diversos tipos de resíduos.

     

    Os dados atuais já são preocupantes. Segundo estimativas, existem atualmente cerca de 1,1 bilhão de pessoas que praticamente não tem acesso à água potável, bem comum a todo ser humano.

    E o futuro, caso nada seja feito, será assustador. Perspectiva da ONU (Organização das Nações Unidas) prevê que 2050, aproximadamente metade da população mundial não terá acesso a quantidade mínima de água.

    É por isso que praticar o consumo consciente de água é fundamental para nossa existência. E isso não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água. Assim, você e sua família poupam a água potável do planeta, ajudando a preservar os mananciais, além de economizar com a conta de água.

     

    Confira algumas dicas para um consumo consciente de água:

    • Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
    • Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.
    • Evite duchas de alta pressão. Apesar de serem usadas para dar a sensação de massagem no corpo, as duchas de alta pressão são inimigas do consumo consciente de água. Elas têm uma vazão grande, de 20/30 litros por minuto. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água - a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.
    • Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.
    • Só ligue a lava-louças e a lava-roupas quando estiverem cheias, pois isso evita o desperdício. Espere juntar uma quantidade de roupas ou louças suficiente para encher os eletrônicos. No caso das roupas, verifique se elas realmente precisam ser lavas - várias peças, como casacos e calças jeans, podem ser usadas mais de uma vez antes de precisarem ser lavadas.
    • Se possível, prefira usar a lava-louças no lugar da maneira tradicional de limpeza. O equipamento chega a economizar cerca de seis vezes a quantidade de água normalmente gasta - mas para valer a pena precisa estar cheio de louça.
    • Adote dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras, o restritor de vazão, bacias sanitárias VDR e válvulas automáticas para mictórios. Em condomínios e empresas o uso desses equipamentos gera uma boa redução de custos.
    • Se você tiver uma piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. As piscinas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação. A cobertura também evita o depósito de folhas e outros resíduos e uma piscina limpa precisa de menos trocas de água. Revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o gasto de água.
    • No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10 horas da manhã e depois das 7 horas da noite previne o excesso de evaporação - evite também a mangueira. No inverno é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com essas medidas, você pode economizar cerca de 96 litros de água diariamente só com as plantas.
    • Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas - uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água (nenhum pouco consciente não?!). Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.
    • Use um balde e um pano para limpar o carro.
    • Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.
    • Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso. Se você mora em prédio, converse com os moradores do condomínio sobre a implementação de hidrômetros individualizados, que estimulam cada morador a ter uma maior consciência sobre o seu consumo de água.
    • Reutilize as águas cinzas, que são aquelas provenientes do chuveiro ou da máquina de lavar roupas (dentre outras), para limpar os terraços ou outras áreas externas do prédio. O reuso de água é uma excelente forma de consumo consciente. Água cinza é toda água proveniente do chuveiro ou da máquina de lavar roupas que ainda pode servir para atividades como lavar o quintal, dar descargas, limpar pisos e paredes ou até regar o jardim (dependendo do tipo de substância com o qual a água tiver entrado em contato).
    • Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Uma boa forma de exercitar o consumo consciente de água é aproveitar a água que caiu do céu. Literalmente! Você pode usar uma cisterna ou minicisterna para captar a água da chuva e reutilizá-la em regas, na limpeza do quintal, dos pisos, dentre outros.

     

    Em Saltinho

    Dentre as ações do Departamento de Meio Ambiente de Saltinho, estão programadas palestras educativas nas Unidades Escolares Municipais. De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Ariella Montebello é necessário conscientizar os mais jovens do consumo consciente e responsável da água, combatendo a prática do desperdício.

    Outra questão apontada por Ariella diz respeito ao descarte de resíduos na rede de esgoto. “O que você joga na pia da sua cozinha ou no vaso sanitário acaba atrasando o processo de tratamento de esgoto e, consequentemente o retorno desta água em condições aos mananciais. É preciso ter consciência e amor pelo planeta, pois a manutenção de nossos recursos naturais, depende única e exclusivamente das nossas ações responsáveis”, afirmou.

     

    Fontes:

    Portal Brasil Escola

    https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua-potavel.htm

    Sites:

    “Galera do Meteorito”, “Universetoday”, “Suapesquisa.com” e Ecycle.

     

    LEGENDA

    FOTO 1 - A gota maior representa toda a água do mundo, a do meio mostra toda água doce, e o pequeno ponto azul (abaixo dos outros dois) representa a água doce dos rios e lagos da Terra.

    Créditos: Howard Perlman / Woods Hole Oceanographic Institute

     

  • 21/03/2019 - Palestras nas Escolas Municipais reforçam a importância do consumo racional de água

    Atividades contaram com a participação de representantes do Executivo Municipal

    Dentre as ações da Prefeitura de Saltinho em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, os Departamentos, de Meio Ambiente e de Educação e Desenvolvimento Social, em parceria com o Rotary Club de Saltinho promoveram palestras nos períodos manhã e tarde, no CIEMS “Roque Névio Fioravante”(dia 19 de março).

    A iniciativa contou com participação do prefeito de Saltinho, Carlinhos Lisi, do vice-prefeito Helinho Bernardino, além do presidente do Rotary, Sérgio Minniti Igreja e equipe.

    As ações, ministradas pela diretora de Meio Ambiente de Saltinho, Ariella Montebello, têm como objetivo principal a conscientização dos alunos e, consequentemente de suas famílias em relação à importância da preservação da água. A apresentação foi reforçada com a distribuição de folders educativos do tema.

    As palestras seguem no próximo dia 22 de março, também em dois períodos, às 10h e às 13h para os alunos do CIEMS “Nossa Senhora Aparecida”.

    A iniciativa também conta com o apoio da Sabesp e do Consórcio PCJ.

    O Executivo registra o agradecimento às equipes das Unidades Municipais de Ensino, pela importante colaboração neste processo de conscientização dos alunos.

  • 13/03/2019 - Palestra orienta sobre Acidentes domésticos com produtos de limpeza e descarte correto de embalagens

    Todo o cuidado é necessário para evitar acidentes das crianças com os produtos de limpeza. Os dados são preocupantes: a intoxicação ou envenenamento foi a quinta maior causa de internação por motivos acidentais, entre crianças de zero a 14 anos em 2017. Foram mais de 3.200 meninos e meninas desta faixa etária internados por este motivo.

    As consequências da manipulação ou ingestão dos itens de limpeza pelas crianças vão desde simples enjoos até ocorrências mais graves, como queimadura, congestão respiratória e parada cardíaca.

    Para orientar e atentar pais e responsáveis sobre a necessidade de cuidado com estes materiais, a Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, em parceria com a empresa Rinen desenvolve o projeto "Ecociente" nas Unidades Municipais de Ensino.

    Dentre as ações, no próximo dia 20 de março, às 18h30 no CIEMS “Nossa Senhora Aparecida” acontece uma palestra com o tema “Acidentes domésticos com produtos de limpeza e descarte correto de embalagens”, ministrada pelo advogado Marco Antonio Gallão.

    A palestra é aberta a pais, responsáveis e demais interessados.

    Compareçam!

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Palestra “Acidentes domésticos com produtos de limpeza e descarte correto de embalagens”

    Projeto ECOCIENTE - parceria da Prefeitura de Saltinho com a Rinen.

    Dia 20 de março às 18h30 - no CIEMS “Nossa Senhora Aparecida”

  • 10/03/2019 - Provocar queimada é crime. Departamentos de Saúde e de Meio Ambiente alertam

    Ato prevê multa para os infratores, com base em Lei Municipal

    A Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente reforça junto à população os prejuízos que as queimadas geram para a saúde de pessoas e de animais. Além de transtornos aos vizinhos, a queima de lixo, pneus, ou qualquer detrito ou objeto é capaz de produzir odor e fumaça nocivos à saúde, podendo causar problemas de saúde de ordem respiratória, tais como bronquite, sinusite, rinite, entre outros.

    Sem contar que a queimada pode ficar totalmente fora de controle, oferecendo ainda mais riscos à saúde das pessoas, além de gerar prejuízos pelo corte de energia, caso cheguem aos fios de alta tensão.

    A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Ariella Montebello reforça que, para ajudar a evitar este tipo de ocorrência, além das campanhas educativas, a consciencia e a colaboração da população é de fundamental importância.

    Para isso, o Departamento de Meio Ambiente disponibiliza o telefone 3439 7804, de segunda a sexta, das 8h às 11 e das 13 às 16h e a página do facebook “Departamento de Meio Ambiente de Saltinho” para que o munícipe possa informar à Prefeitura qualquer ocorrência.

    Ariella também informa que, na primeira semana de cada mês, um caminhão da Prefeitura realiza conjuntamente com a Operação Cata Cacareco, a coleta de galhos de árvores.

    Queimada em Saltinho é passível de multa

    Além de ser crime ambiental na esfera nacional, provocar queimadas é passível de multa em Saltinho. Segundo a Lei Complementar 39/2018 - “Art. 130.A. Fica proibido atear fogo em mato, lixo ou arbustos existentes em terrenos localizados na Zona Urbana do Município. ”

    A multa estabelecida aos infratores é de 20 (vinte) Unidades Fiscais do Município de Saltinho.

  • 10/03/2019 - Unidades de Ensino de Saltinho contam com novos Jogos Educativos

    A Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social adquiriu para jogos educativos para os alunos das Escolas do Ensino Fundamental I.

    Estes jogos contribuem para o aprendizado de um jeito descontraído, estimulando a capacidade de interpretação dos conteúdos de acordo com a faixa etária.

    Os alunos do CIEMS “Nossa Senhora Aparecida” e do CIEMS “Roque Névio Fioravante” já utilizam os jogos, que complementam os projetos e as atividades pedagógicas das Escolas.

  • 10/03/2019 - Saltinho em Ação Contra a Tuberculose

    Saltinho, através do Departamento de Saúde, realiza neste mês as ações da Campanha contra a Tuberculose. Neste ano, a Campanha Nacional, realizada pelo Ministério da Saúde tem como tema “ Testar, Tratar, Vencer”.

    Na Campanha do Ministério, distribuída à todas as Unidades de Saúde do país, existe um informe que disponibiliza orientações e respostas às perguntas mais comuns, como:

    O QUE É A TUBERCULOSE?

    É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, tais como ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões).

    COMO SE PEGA A TUBERCULOSE?

    A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o dente com tuberculose espalha no ar as bactérias, que podem ser aspiradas no ar por outras pessoas. Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros não transmite tuberculose. Beijos e abraços também não.

    COMO SABER SE ALGUÉM ESTÁ COM TUBERCULOSE?

    Quem tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ter tuberculose.

    COMO SE PREVENIR DA TUBERCULOSE?

    Ambientes fechados e mal ventilados favorecem à transmissão da doença. Luz solar e ventilação ajudam a prevenir.  A vacina BCG, recomendada para menores de um ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença.

    COMO SE TRATA A TUBERCULOSE?

    Após diagnóstico na Unidade de Saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, todos os dias, e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o profissional de saúde confirmar a cura por meio de exames.

    ONDE PROCURAR ATENDIMENTO?

    Qualquer unidade de Saúde do SUS pode diagnosticar a tuberculose. Procure a mais próxima de você.

    A TUBERCULOSE É GRAVE?

    Existem formas graves da doença. Por isso, quanto mais rápido é o diagnóstico, melhor. Lembre-se, o tratamento deve ser realizado até o final.

    No Brasil, a doença é um sério problema de saúde pública. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e cerca de 4,5 mil mortes, em decorrência da doença.

    Globalmente, mais de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, levando mais de um milhão de pessoas a óbito, anualmente.

    Comunicado do Ministério da Saúde.

    Em Saltinho:

    A Unidade Mista de Saúde de Saltinho está localizada à Rua Professor Paulo da Silva Coelho, 525 – Centro. O telefone é o 3439-7710.

  • 10/03/2019 - Treinamento em Primeiros Socorros contou com a participação das equipes de Saúde de Saltinho

    Aprimorar dos atendimentos de ordem pré-hospitalar.

    Com este objetivo, foi realizado nos dias 28 de fevereiro de 1º de março, na Unidade Mista de Saúde de Saltinho, o treinamento em Primeiros Socorros.

    Ministrado pelo bombeiro Guaracy Ribeiro, do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, o treinamento trouxe orientações que garantem a  segurança da vítima no deslocamento do local do acidente até a Unidade de Pronto Atendimento.

    Participaram do treinamento, técnicos de enfermagem, motoristas e enfermeiras da rede municipal de saúde.

    Para a diretora de Saúde de Saltinho Patrícia Ruschel, a iniciativa permite às equipes de Saúde ter acesso à orientações de fundamental importância, já que a correta estabilização de um paciente em um momento de emergência pode salvar a sua vida.

    Patrícia também agradece ao Corpo de Bombeiros de Piracicaba pelo atenção com a Saúde de Saltinho e em especial ao Bombeiro Guaracy, pela dedicação e profissionalismo,  além de destacar o empenho das equipes da Saúde que participaram do treinamento: Diogo Gimenez de Lima, José Aparecido Cardoso de Sá, Aline da Cruz, Paula maria Setem, Luciana Correa Neves, Marcos Paulo Ferrari, Eliane Sanroman Dias, Camila Grazielle Gil, Marisa Gozzer, Michele Pandolfo Faria, Danúbia Rodrigues Moreno, Valéria da Silva, Adão Josmar Celso, Paulo Henrique Nery, José Gilson Mori.​​​​​​​

  • 04/03/2019 - Excepcionalmente, equipe do Cata Cacareco passará nesta quarta-feira, 6 de março, pelas ruas de Saltinho

    Alteração de dia da Operação Cata Cacareco em março de 2019

    O Departamento de Meio Ambiente de Saltinho informa que, devido ao Carnaval, realizará a Operação Cata Cacareco excepcionalmente nesta quarta-feira, dia 6 de março.

    A equipe da Operação Cata Cacareco recolhe materiais inservíveis como sofás e móveis antigos, geladeiras e itens que não podem ser descartados no lixo comum.

    Esta é uma das principais ações na limpeza e, principalmente no combate à dengue, já que muitos destes objetos acumulados nas casas podem transformar-se em criadouros.

    A equipe da Operação Cata Cacareco pede a colaboração da população para deixar o material que precisa ser recolhido acessível e lembra que não podem ser descartados itens como resto de construção civil, lixo orgânico e material, além de plástico, alumínio, vidro e metal.