Prefeitura de Saltinho realiza primeira coleta de lixo eletrônico

Com o intuito de proteger o meio ambiente e dar a destinação correta a todo material eletrônico em desuso, a Prefeitura Municipal de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente realizou na última segunda-feira, dia 12 de agosto, a primeira coleta de lixo eletrônico gerado pela Prefeitura.

Foram recolhidos materiais em desuso como CPU´s, aparelhos telefônicos, monitores de tubo, HDs, mouses, impressoras, teclados, fontes em geral, entre outros.

A coleta foi realiza pela empresa Ecotronics Ambiental.

Os resíduos eletrônicos podem causar sérios riscos à saúde, se não gerenciados corretamente. O lixo eletrônico contém uma diversidade de materiais com potencial poluente como ferro, cobre, chumbo, alumínio, zinco, materiais nobres como ouro, prata, platina, recicláveis como fibras plásticas, papel, e resíduos não recicláveis que acabam indo para o lixo comum, podendo contaminar a agua do subsolo, o próprio solo e a atmosfera, caso forem queimados.

De acordo o relatório Global E-waste Monitor 2017, o Brasil gerou 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico em 2016. É o segundo país que mais gera lixo eletrônico no mundo, fica atrás somente dos Estados Unidos, que “produz” 6,3 milhões de toneladas por ano.

A diretora de Meio Ambiente, Ariella Montebello, afirmou que a iniciativa abre a possibilidade de estudos para a realização de uma coleta em todo o município.