Departamentos de Saúde e de Meio Ambiente de Saltinho alertam para as consequências das queimadas no município

Ato prevê multa para os infratores, com base em Lei Municipal

A Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente reforça junto à população os prejuízos que as queimadas geram para a saúde de pessoas e de animais. Além de transtornos aos vizinhos, a queima de lixo, pneus, ou qualquer detrito ou objeto é capaz de produzir odor e fumaça nocivos à saúde, podendo causar problemas de saúde de ordem respiratória, tais como bronquite, sinusite, rinite, entre outros.

Sem contar que a queimada pode ficar totalmente fora de controle, oferecendo ainda mais riscos à saúde das pessoas, além de gerar prejuízos pelo corte de energia, caso cheguem aos fios de alta tensão.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Ariella Montebello reforça que, para ajudar a evitar este tipo de ocorrência, além das campanhas educativas, a consciencia e a colaboração da população é de fundamental importância.

Para isso, o Departamento de Meio Ambiente disponibiliza o telefone 3439 7804, de segunda a sexta, das 8h às 11 e das 13 às 16h e a página do facebook “Departamento de Meio Ambiente de Saltinho” para que o munícipe possa informar à Prefeitura qualquer ocorrência.

Ariella também informa que, na primeira semana de cada mês, um caminhão da Prefeitura realiza conjuntamente com a Operação Cata Cacareco, a coleta de galhos de árvores.

Queimada em Saltinho é passível de multa

Além de ser crime ambiental na esfera nacional, provocar queimadas é passível de multa em Saltinho. Segundo a Lei Complementar 39/2018 - “Art. 130.A. Fica proibido atear fogo em mato, lixo ou arbustos existentes em terrenos localizados na Zona Urbana do Município. ”

A multa estabelecida aos infratores é de 20 (vinte) Unidades Fiscais do Município de Saltinho.