Focado na preservação e no crescimento sustentável do município, o departamento está envolvido em projetos e ações voltados para manutenção e melhoria da preservação de matas nativas, melhorando a qualidade da biodiversidade local e dos recursos hídricos, tanto municipal como da bacia.

Outro foco são os resíduos sólidos, que quando dispostos de forma correta visam reduzir os impactos negativos gerados ao meio ambiente. Hoje, Saltinho conta com a coleta de lâmpadas, pilhas, baterias e óleo de cozinha para destinação de forma adequada. Há também a destinação correta dos pneus e resíduos de saúde gerados pelos departamentos da prefeitura e pela unidade mista de saúde.

Em parcerias com o Departamento de Educação e entidades locais, esse departamento tem objetivo de disseminar da importância na preservação do meio ambiente para as atuais e futuras gerações.

Em parceria com o Departamento de Saúde, vem trabalhando fortemente no combate à dengue e no controle de pragas (ratos, baratas e escorpiões), através de campanhas de conscientização e serviços prestados à comunidade.

O departamento é responsável também pela arborização do município, possuindo um Viveiro de Mudas e também parceria com o Consórcio PCJ, onde o munícipe pode adquirir mudas de espécies arbóreas mais adequadas para plantio em área urbana e também reflorestamento de mananciais e áreas rurais.

Os sistemas de Água e Esgoto, a partir de Julho de 2018 foram concedidos à SABESP, no entanto, é de responsabilidade da prefeitura através desse departamento a fiscalização dos serviços prestados à população.

Ariella Machado de Oliveira Montebello

Diretora