Projeto de professora de Saltinho passa à segunda fase em prêmio sobre boas práticas durante a pandemia
Prefeito, vice-prefeito e diretoria da Educação participam de homenagem à professora
Um projeto inscrito pela educadora Diane Flávia Artoni, com o apoio da diretoria da E.M.E.I. “Gelsomina Atanásio Cassano” avançou à segunda fase do Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores durante a Pandemia.
A iniciativa, promovida pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, visa valorizar e dar publicidade às ações de educadores e instituições de ensino que garantiram a continuação do ensino apesar dos desafios e limitações apresentados pela pandemia.
Na seleção das primeiras 600 propostas inscritas, o prêmio avaliou a garantia de direitos das crianças, a garantia da aprendizagem e adaptabilidade e a criação de apoio e vínculos entre os professores, educadores e familiares.
Outros princípios e valores foram levados em conta na seleção, como a ação conjunta entre a escola e a comunidade, a escuta ativa com as crianças e a articulação Intersetorial dos agentes.
O prêmio ainda terá mais duas etapas de avaliação e seleção final até o resultado das cinco práticas vencedoras, a ser divulgado na segunda quinzena de março.
Os educadores premiados irão receber um curso de aprofundamento curricular e mil reais para investir na prática inscrita.
O Prêmio tem como apoiadores a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Fundação Itaú Cultural, e como parceiros técnicos a consultoria ponteAponte e o Instituto Singularidades.
Na última segunda-feira, (1º de março), o prefeito de Saltinho, Helinho Bernardino, acompanhado do vice Evandro Pereira, do diretor de Educação e Desenvolvimento Social, Professor Amarildo Rodrigues e da diretora adjunta do Departamento de Educação, Sofia Brigante Natera Vieira, participaram de encontro na E.M.E.I. “Gelsomina Atanásio Cassano”, no qual a professora Diane apresentou seu projeto.
Histórico
O Projeto desenvolvido pela professora Diane, com o acompanhamento da diretoria da Escola “Gelsomina Atanásio Cassano” envolve uma prática chamada de “O Cesto dos tesouros” - jogo sensorial, que tem como objetivos proporcionar desenvolvimento dos sentidos das crianças, promovendo descobertas, aguçando a curiosidade, além de desenvolver a autonomia e a concentração.
Essa prática foi pautada nos estudos da autora e educadora Elinor Goldschmied, tendo como referência o livro de sua autoria, em parceria com Sonia Jackson, intitulado “Educação de 0 a 3 anos. O atendimento em creche”.
A prática, trabalhada pela professora Diane, desde outubro de 2020 com as crianças de 1 ano e meio a dois anos de idade, possibilitou a elas desenvolverem a autonomia para criar suas próprias brincadeiras e brinquedos. Fato evidenciado pelos retornos positivos dos pais às atividades.
Este feedback incentivou a inscrição do projeto no Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores durante a Pandemia.
Em 20 de janeiro, a professora Diane recebeu um e-mail confirmando que o Projeto passou à segunda fase do Prêmio.
Em comunicado, a equipe da E.M.E.I. “Gelsomina Atanásio Cassano” reconhece e valoriza a iniciativa da professora em participar do Prêmio, definindo este como um momento de incentivo e inspiração para todos. A coordenadora da escola Juliana R. Vargas do Amaral, inclusive, escreveu um relato de todo o desenvolvimento do Projeto, que pode ser conferido abaixo.
Para o Diretor do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, Professor Amarildo Rodrigues, a indicação é um reconhecimento ao trabalho, à dedicação e competência das equipes de Ensino.
O prefeito Helinho Bernardino destaca o profissionalismo do trabalho desenvolvido pelas equipes da Educação, que permite e incentiva o corpo docente a buscar formas ainda mais eficientes de Ensino.
Relato da coordenadora Juliana R. Vargas
Prêmio: educação infantil: boas práticas de professores durante a pandemia.
Ao final do ano letivo foi lançado o Prêmio: Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia.
Esse momento foi de união onde, junto aos professores, fomos nos redescobrindo, trocando experiências, destacando que o maior desafio foi a cultura digital, através da qual os professores aprenderam a gravar vídeos e editar.
Assim foram nascendo propostas incríveis, que encantadoramente faziam os olhos dos professores brilhar novamente, vibrando orgulhosos com um desenho ou vídeo do(s) seu(s) aluninho(s).
Ao sair o edital do concurso Prêmio: Educação infantil, apresentei ao grupo e umas das professoras decidiu encarar esse desafio, representando nossa escola. Esse prêmio visa destacar as boas práticas e profissionais da educação infantil durante a pandemia de 2020.
A nossa querida professora Diane Flavia Artoni, da E.M.E.I. Gelsomina Atanásio Cassano, trabalhou com a turma de berçário e com a participação das famílias, detectando aí um material suficiente para a participação do Prêmio.
E este Projeto hoje se encontra na segunda fase, tendo sua proposta escolhida dentro de 600 apresentadas.
Venho aqui trazer o reconhecimento ao trabalho das professoras e de toda a equipe da E.M.E.I. Gelsomina Atanásio Cassano e em especial à professora Diane Flavia Artoni, pela conquista da primeira de três etapas do concurso.
Também agradeço imensamente ás famílias que acreditaram e apoiaram a professora nesse desafio pela compreensão e dedicação com as propostas enviadas.
Somente com as devolutivas e fomos capazes de continuar o nosso trabalho.
Gratidão!
Juliana R. Vargas do Amaral
Coordenadora da E.M.E.I. “Gelsomina Atanásio Cassano”
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