Reunião do Consórcio PCJ define Conselho Gestor

Prefeito Helinho Bernardino é eleito Vice-Presidente de Programas de Resíduos Sólidos da entidade

Na manhã da última quinta-feira (18), o Município de Saltinho participou da 87ª reunião do Consórcio PCJ, representado pelo vice-prefeito Evandro Pereira e pelas assessoras do Departamento de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura, Aline Leite e Ariella Montebello.

A reunião, realizada de modo virtual, também definiu, através de eleição, que o prefeito de Limeira, Mário Botion estará à frente da associação na condição de presidente. Além disso, também foram escolhidos os novos membros do Conselho Diretor da entidade para a gestão 2021/2023, com o atual prefeito de Saltinho, Helinho Bernardino, como vice-presidente de Programas de Resíduos Sólidos.

O encontro também debateu a situação hídrica para 2021 e seu impacto ao Sistema Cantareira

O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, atentou que o momento é crítico e que é necessário que a comunidade se prepare para a estiagem 2021, além de destacar que ações para reservação de toda a quantidade possível de água são fundamentais.

Sobre o Consórcio

O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 40 municípios e 24 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Mundial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).