Departamento de Saúde de Saltinho agora tem raio-x 100% digital

A Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Saúde já disponibiliza o sistema de radiologia 100% digital nos atendimentos à população do Município.

Através do Sistema Completo de Gerenciamento de Imagens, denominado PACS Cloud, todas as imagens dos exames de Raio-X ficam armazenadas adequadamente na nuvem.

A iniciativa é em conformidade com a Resolução RDC 330 do Ministério da Saúde, que determina, dentre outras normativas, que “o serviço itinerante e o serviço de radiologia a ela vinculado devem manter, pelo prazo de 5 (cinco) anos” (o armazenamento das imagens digitalizadas dos exames).

O Sistema de Gerenciamento de Imagens “PACS Cloud” também possibilita a médicos e pacientes o acesso simples e de qualquer lugar às imagens de Raio-x. Terminado o exame, o paciente recebe, junto a seu protocolo, um QR Code, que é um link através do qual o paciente pode consultar as imagens do exame de Raio-x em seu celular.

A nova tecnologia agiliza o atendimento, pois permite a implantação do sistema de laudo à distância, o que dá muito mais agilidade e assertividade ao trabalho de diagnóstico, encurtando assim o tempo de espera até o início do tratamento do paciente, mediante análise remota das imagens pelo médico especialista.

A tecnologia também auxilia na precisão dos diagnósticos, pois permite aos médicos o uso de recursos como a ampliação, aumento de brilho e de destaque nas imagens de Raio-x.

A disponibilização das imagens dos exames de Raio-x na nuvem representa a conclusão do trabalho de modernização do setor de Raio-X da Unidade Mista de Saúde de Saltinho, iniciada há um ano com a entrada em operação do novo equipamento de Raio-x e de seu digitalizador, da empresa japonesa Konica, aprimorando a qualidade dos exames com alta resolutividade das imagens, menor carga de radiação para os operadores, bem como menores danos ao meio ambiente.

A implantação do Projeto de Digitalização também contou com a participação efetiva do técnico de Raio-x Igor Siviero, que colaborou voluntariamente nas ações de levantamento, pesquisa, verificação da qualidade do serviço e sua integração com o PACS (serviço de armazenamento na nuvem) de Piracicaba, dentre outras características técnicas.

“Graças ao armazenamento em nuvem, os resultados dos exames digitais são facilmente enviados para os médicos e disponibilizados em meios eletrônicos”, acrescentou o técnico em Raio-x da Unidade Mista de Saúde.


Compartilhar


Comentários

    Nenhum comentário registrado. Seja o primeiro!

Deixar um comentário

Atenção: seu e-mail não será publicado.

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE
Carregando... Por Favor, aguarde...