• 10.jpeg

• 3.jpeg

• 2.jpeg

• 1.jpeg

Saltinho dá posse as novas conselheiras tutelares

As novas conselheiras tutelares de Saltinho, eleitas no ano passado pela população de Saltinho, foram oficialmente empossadas e diplomadas na última quarta-feira (10/01) em recepção organizada no Paço Municipal.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Helinho Bernardino, do vice-prefeito Evandro Pereira, além dos diretores Marcelo Montebello (Administração), e Maria Elisa Cancian e Adenir Taranto (Educação e Desenvolvimento Social).

Na ocasião, o prefeito de Saltinho garantiu o total suporte e o trabalho em conjunto a fim de garantir a construção de uma sociedade mais justa e segura para as futuras gerações, fortalecendo o compromisso com a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes na comunidade.

As conselheiras Mônica Cristofoleti Palauro, Regina Cristina Penati Perina, Samara Carolina Sândalo Urbano, Suzana Salvador Maziero e Silvana Aparecida Marchi Granato terão mandato de quatro anos, pela gestão 2024/2028.

O Conselho Tutelar é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Está definido pela lei federal 8.069, de 13 de julho de 1990, em vigor desde 14 de outubro de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As unidades têm atuação fundamental, pois servem como porta de entrada para denúncias referentes a qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima.

Ao tomar conhecimento desses casos, cabe ao Conselho Tutelar aplicar ou requerer das autoridades competentes as medidas necessárias para a proteção integral da criança ou do adolescente. Os conselheiros tutelares têm autonomia para requisitar serviços de qualquer área do poder público, em especial de educação, saúde, assistência social e assistência jurídica.

O Conselho Tutelar também pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável, orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino, inclusão em serviços e programas oficiais, requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros.

O Conselho Tutelar de Saltinho está localizado à Rua Écio Bife Cavalari, 315 - Bairro São Judas Tadeu e atende de segunda a sexta. O Telefone é o 3439 2241.

Após às 18h, aos fins de semana e aos feriados, o contato pode ser realizado através do celular (19) 9 9966 7594.