• Helio Cavallari e Vlamir Schiavuzzo - foto de 1992.png

Nota de Pesar - Prefeitura de Saltinho

A Prefeitura de Saltinho, através do atual prefeito Helinho Bernardino, diretores, servidores e a população em geral vêm por meio desta nota, prestar as devidas homenagens ao senhor Hélio Fortunato Biffe Cavallari, que nos deixou no último dia 19.

Professor no ensino primário da Escola Estadual Professor Manoel Dias de Almeida e, posteriormente do Colégio Salesiano Dom Bosco, Hélio Cavallari foi o primeiro vice-prefeito e diretor de Educação de Saltinho, nos anos de 1993 a 1996.

O prefeito Helinho Bernardino manifesta respeitosamente à família enlutada seus sentimentos diante de tão grande perda, assim como destaca a contribuição deixada pelo senhor Hélio Cavallari a toda a comunidade.

O diretor administrativo da Prefeitura de Saltinho, Marcelo Montebello, por meio de nota, também manifestou seu pesar e suas homenagens ao senhor Hélio Biffe Cavallari:

AO MEU (NOSSO) MESTRE COM CARINHO

Como não possuo página pessoal em redes sociais, peço licença aos meus conterrâneos para utilizar as mídias sociais da Prefeitura e fazer uma simples e sincera homenagem a um grande saltinhense que nos deixou no último dia 19/11.

Eu tive o privilégio de conviver com o Seo Hélio sendo vizinho, aluno e colega de trabalho (ele foi o primeiro Vice-Prefeito e Diretor de Educação de nossa cidade 1993-1996, talvez os mais jovens não saibam), e vai deixar muitas saudades.

Hélio Fortunato Biffe Cavallari foi pai, professor, político, palmeirense raiz, homem da letra bonita, contador de histórias, cantor no coral, declamador de versos e poesias. Que figura!!!

Nunca as lousas, cadernos e cartolinas foram tão bem tratados. Do tempo do giz branco e do pincel atômico. Não só pela letra bonita, mas pelo conteúdo, pela paixão por ensinar, pelo amor naquilo da fazia (e como fazia).

Professor no ensino primário, seus muitos alunos (tanto da EE Professor Manoel Dias de Almeida, como do Colégio Salesiano Dom Bosco) tiveram o privilégio de conviver com o mestre, sorver seus conhecimentos, apreciar a sua letra linda, impecável e ouvir sua potente, sonora.

Hélio Cavallari, a exemplo de meu avô Pedrinho Montebello e do meu pai Dami Montebello, foram meus mais significativos exemplos de figura masculina do bem. Seus gestos e atitudes de honradez, dignidade, justiça e lealdade foram impares. Minha eterna gratidão.

Seo Hélio partiu do plano material, mas estará conosco sempre, pois deixou um legado que não se apaga. Pessoas como Hélio Cavallari serão lembradas sempre, com carinho.

Lá seu foi um palmeirense fanático, daqueles que sentiam o time na pele. Acho até que corria “sangue verde” naquelas veias. Viva o Palestra Itália, o time do meu (nosso) mestre (quem diria que ele faria um corinthiano reverenciar seu maior rival!!). Coisas do coração.

Descanse em paz e siga o caminho da luz.

Marcelo Montebello

Aluno (sempre)