• 5.jpeg

• 2.jpeg

• 1.jpeg

• 0.jpeg

Ação ambiental contou com a participação dos alunos das Escolas de Saltinho

No último dia 4 de outubro, terça-feira, foi iniciado o reflorestamento da região de nascentes em Saltinho. A ação, do Projeto Saltinho + Verde contou com a participação dos alunos das Escolas: Professor Roque Névio Fioravante, Nossa Senhora Aparecida e Professor Manoel Dias de Almeida.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura; da empresa Bluestone; e da anuência do senhor Flávio Mariano, proprietário da área em que foi realizado o reflorestamento.

A ação de restauração da vegetação foi executada na região de cabeceira da microbacia do Ribeirão Campestre, que se encontra com o córrego Saltinho e desagua no Ribeirão Piracicamirim, indo direto para o Rio Piracicaba.

Estiveram presentes à atividade o prefeito de Saltinho, Helinho Bernardino, o vice-prefeito, Evandro Eli Pereira, a assessora do Departamento de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura, Aline Maria Leite de Moraes, além do diretor de Educação e Desenvolvimento Social, Amarildo Rodrigues, da diretora adjunta do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, Adenir Taranto, do engenheiro agrônomo da Prefeitura João Francisco de Lima, além dos alunos das Escolas Municipais e Estadual e de representantes da Empresa Bluestone.

O prefeito de Saltinho destacou a importância da participação dos alunos das Escolas, no sentido de multiplicar boas práticas ambientais, com vistas à manutenção deste recurso tão necessário. Ele também elogiou a parceria e a anuência do Senhor Flávio Mariano, permitindo que a ação fosse realizada em sua propriedade. Helinho também enalteceu a Bluestone, uma vez que a empresa viabilizou o projeto de maneira legal, financeira e organizacional.

O projeto técnico e a execução do plantio foi contratado pela Bluestone e executado pela ONG Jaguatibaia.

Com esta ação de reflorestamento, o Projeto Saltinho + Verde proporciona a melhor infiltração de água no solo, o que possibilita o reabastecimento dos lençóis freáticos, ajuda no equilíbrio do meio ambiente, buscando assim garantir a segurança hídrica do Município de Saltinho e de toda a região.