• Resíduos Eletrônicos 1.jpeg

• Esporte e Meio Ambiente jogam juntos 2.jpeg

• Esporte e Meio Ambiente jogam juntos 1.jpeg

Em Saltinho, ações marcam o Dia Nacional de Combate à Poluição

O sábado, dia 14 de agosto, é o Dia Nacional de Combate à poluição. Em alusão à data, a Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente, Saneamento e Agricultura em parceira com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, através da Divisão de Esporte, Cultura, Lazer, Turismo e Recreação, realizou ações educativas.

A primeira ação, denominada “Esporte e Meio Ambiente jogam juntos” contou com a participação de 20 alunos das Oficinas Esportivas, separados em equipes. A iniciativa teve como objetivo tornar os alunos multiplicadores quanto à questão do descarte correto dos materiais recicláveis. Para a ação, os alunos estavam devidamente equipados, calçados e identificados com coletes.

As equipes percorreram as áreas da Praça do Velório Ernesto de Almeida e calha do córrego, Praça do Bairro Azaléas, Praça do Bairro Nossa Senhora Aparecida, com encerramento na Praça Central, onde os participantes receberam medalhas de reconhecimento.

Outra ação realizada no dia 14 de agosto foi o Pedágio Ecológico – Projeto Agente Ambiental Estudantil – Resíduos Sólidos da Escola Manoel Dias de Almeida. A iniciativa, em parceria com a Escola Estadual contou com a participação dos alunos do terceiro ano do ensino médio, turma A da professora Elizabel Augusto, que ministra a disciplina Eletiva.

Devidamente identificados com o crachá de Agente Ambiental Estudantil, os alunos entregaram para a população um kit contendo: uma Cartilha Ambiental, um folder sobre economia da água oferecido pela SABESP, panfletos sobre como evitar queimadas, oferecidos pela Raízen, um lápis semente, além de panfletos sobre a coleta seletiva, ação que acontece no Município desde 5 de abril de 2021.

Na ação, também foi realizada a entrega de 150 mudas, como tomates cereja e manjericão negro, fruto de outra importante parceria, desta vez com o Rotary Club de Saltinho. As mudas foram colocadas em cachepôs confeccionados com garrafas Pet, identificados com o nome do projeto e de seus realizadores. O preparo das mudas também foi feito pelos alunos.

O sábado também foi marcado pela Ação de Coleta de Resíduos Eletrônicos.

A iniciativa, realizada em frente ao Paço Municipal, recolheu aparelhos eletrônicos que serão destinados gratuitamente à Empresa Ecotronics. Esta ação também contou com o apoio do Rotary Club de Saltinho. A atividade teve como objetivo evitar que os equipamentos sejam descartados de maneira errada, impactando a saúde pública e gerando danos ao meio ambiente. Outro objetivo é o de conscientizar a população quanto à destinação correta destes resíduos.

A Prefeitura de Saltinho, através do prefeito Helinho Bernardino e do vice, Evandro Pereira agradece a todos pela participação nas ações, em especial aos alunos, às assessoras Aline Leite e Ariella Montebello e ao assessor Tito Tiaraju Furlan Belmonte (Departamento de Educação e Desenvolvimento Social - Divisão de Esporte, Cultura, Lazer, Turismo e Recreação), assim como à Empresa Parolar, à Rádio Studio FM e ao vereador e professor Paulo Roberto Silva e a toda a população pela acolhida à iniciativa.