Saltinho realiza Projeto Piloto de Compostagem

A Prefeitura Municipal de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente deu início ao projeto piloto de compostagem, em parceria com os participantes nos períodos manhã e tarde do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Melhor Idade do CRAS.

A compostagem é a "reciclagem dos resíduos orgânicos", uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, serragem, etc) em adubo, por meio de um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.

Por meio da compostagem é possível recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem. Além disso, é uma maneira de reduzir o volume de lixo produzido, destinando corretamente um resíduo que se acumularia nos lixões e aterros.

Em Saltinho

O projeto consistiu na implantação de duas composteiras, nos dias 6 e 8 de agosto, com as turmas manhã e tarde. O Departamento de Meio Ambiente providenciou as caixas, pá, terra vegetal, húmus e folhas. E os participantes levaram os restos de alimento, que foram solicitados anteriormente pelos instrutores do CRAS. Todas as atividades contaram com o acompanhamento das equipes técnicas do Departamento. As composteiras permanecem no CRAS, para acompanhamento semanal por parte das equipes.

Como acompanhar o processo?

O munícipe pode acompanhar o passo a passo das atividades através da página do Departamento de Meio Ambiente no município no facebook:

https://www.facebook.com/Departamento-de-Saneamento-e-Meio-Ambiente-de-Saltinho-837085169773963/ ou aqui no site oficial da Prefeitura de Saltinho.

Objetivo

O principal objetivo deste projeto piloto é conscientizar a comunidade sobre a importância das atitudes individuais para o futuro do planeta e mostrar que se cada um fizer a sua parte, estará ajudando para um mundo melhor.

Em Saltinho, ainda não há programa organizado de coleta de compostagem, e todo seu resíduo doméstico, onde se inclui o resíduo orgânico, é enviado para aterro sanitário através das coletas semanais realizadas por empresa contratada pela prefeitura.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Ariella Montebello, a ideia é a de levar o projeto para as quatro escolar municipais de Saltinho. Ariella salienta que a compostagem “é uma forma simples” de colaborar com o Meio Ambiente, fazendo com que todos tenham participação ativa na gestão de resíduos, setor em que toda ação é de grande importância”.