• 6.JPG

• IMG_1097.JPG

• 010.JPG

• 7.JPG

Centro Cultural é sede da Cerimônia de Juramento à Bandeira e de Entrega de Certificados de Dispensa do Serviço Militar

O Centro Cultural João Herrmann Neto foi sede, na noite da última terça-feira, dia 16 de julho, da Cerimônia de Compromisso à Bandeira e Entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação ao Serviço Militar aos jovens de Saltinho.

O evento contou com a presença do prefeito de Saltinho e presidente da 181ª Junta de Serviço Militar Carlinhos Lisi, do Tenente Júlio Moacir da Silva Fagundes (Tenente Fagundes), além do vice-prefeito Helinho Bernardino, da diretora-adjunta de Educação e Desenvolvimento Social, Adenir Taranto, e da secretária da 181ª JSM, Maria Cecília Milani, além dos nobres vereadores Paulo Roberto da Silva (Presidente da Câmara de Vereadores), Evandro Eli Pereira, Luiz Alberto Manesco e Roberto Artur (Cartucheira) e representantes do serviço militar.

Em seu discurso, o prefeito Carlinhos Lisi destacou a importância dos jovens compreenderem o dever de cada um como cidadão, o respeito à família, ao próximo e a valores como o amor à Pátria - ações responsáveis, atuantes e transformadoras. O prefeito também agradeceu a presença dos familiares dos jovens na cerimônia.

O tenente Fagundes ressaltou a importância do amor à Pátria e aos seus símbolos, além de também citar a presença dos familiares dos jovens, acrescentando que o respeito aos pais é a base mais forte para um melhor convívio em sociedade.

Na parte musical da cerimônia, a apresentação dos alunos da banda municipal de Saltinho, com os alunos do professor Alexandre Menegale executando entre outras obras, o Hino de Saltinho.

Na sequência, o prefeito Carlinhos Lisi, o vice-prefeito Helinho Bernardino e demais componentes da mesa oficial, participaram da entrega dos Certificados aos quarenta jovens presentes à solenidade.

O Serviço Militar tem por base a cooperação consciente dos brasileiros sob os aspectos: espiritual, moral, físico, intelectual e profissional, na Segurança Nacional.

A síntese dos Deveres, Valores e da Ética do Exército consiste em:

Patriotismo – amar à Pátria – História, Símbolos, Tradições e Nação – sublimando a determinação de defender seus interesses vitais com o sacrifício da própria vida.

Dever – cumprir a legislação e a regulamentação a que estiver submetido, com autoridade, determinação, dignidade e dedicação, assumindo a responsabilidade pelas decisões que tomar.

Lealdade – cultuar a verdade, sinceridade e sadia camaradagem, mantendo-se fiel aos compromissos assumidos.

Probidade – pautar a vida, como soldado e cidadão, pela honradez, honestidade e pelo senso de justiça.

Coragem – ter a capacidade de decidir e a iniciativa de implementar a decisão, mesmo com o risco de vida ou de interesses pessoais, no intuito de cumprir o dever, assumindo a responsabilidade por sua atitude.