Saltinho orienta para o descarte correto de lixo

Ajudar a manter a cidade limpa é uma tarefa conjunta de Prefeitura, moradores e empresas de um município. Em Saltinho, o lixo é coletado às segundas e sextas-feiras na zona rural e, às terças, quintas e sábados na zona urbana.

Mensalmente, as equipes da Prefeitura também realizam as Operações Cata Cacareco, que recolhe materiais inservíveis como sofás e móveis antigos, geladeiras e itens que não podem ser descartados no lixo comum; e a Operação Cata Galho, que coleta de materiais decorrentes de podas - galhos das podas de árvores e plantas ornamentais decorrentes das limpezas de jardins e pomares dos munícipes e também das podas realizadas pela Prefeitura e Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Por isso, para colaborar com a dinâmicas das ações, é fundamental que a população colabore com as equipes, tomando cuidados como:

Disponibilizar o lixo, ou os materiais em local visível às equipes e de fácil acesso e somente nos dias de passagem das equipes. Esta ação impede por exemplo que estes descartes acumulem e acabem virando moradia para animais peçonhentos, ou mesmo criadouros para o mosquito da dengue, zika e chikungunya. Além disso, há também a questão do mau cheiro e dos animais, que podem rasgar os sacos em busca de comida, espalhando os detritos nas vias públicas.

Alguns materiais não são recolhidos pelas equipes. São os casos dos restos de construção civil. “Misturar” estes materiais entre o lixo comum atrasa o trabalho das equipes e pode colocar em risco a saúde dos coletores.

Se por alguma razão você perdeu o dia de coleta, não descarte o seu lixo em terrenos, aterros, ruas, avenidas, florestas ou qualquer outro local que não seja propício, pois isso gera mais trabalho para as equipes, risco para os moradores e grandes impactos para o meio ambiente e também para a saúde de todos. Basta um recipiente plástico jogado em um terreno, por exemplo, para que seja formado um verdadeiro criadouro de mosquitos da dengue, zika e chikungunya.

Cuidar da sua cidade é cuidar de você e de quem você mais ama!