6ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem da Defesa Civil conta com a participação da equipe de Saltinho

Foi realizada no dia 25 de abril, no Engenho Central, a 6ª Oficina Preparatória para a Operação Estiagem da Defesa Civil. A Oficina abordou temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como: legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, critérios do Programa Município Verde Azul.

O município de Saltinho foi representado pela diretora do Departamento de Meio Ambiente, Ariella Montebello, além dos colabopradores José Antônio Cardoso, Cláudio Maurício dos Santos, Hélio Correa Barbosa e Wesley Sandro dos Santos, estes realizaram o curso de brigadistas.

A ação é fruto da parceria entre a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) com o Corpo de Bombeiros, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o  Instituto Geológico (IG), Somar Meteorologia, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Polícia Ambiental.

As instituições convidadas apresentam cenários de áreas de risco a fim de facilitar a identificação e monitoramento de áreas de escorregamento e inundação, bem como ferramentas de monitoramento de queimadas e previsões meteorológicas.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEPDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal.

Compartilhar

Comentários

    Nenhum comentário registrado. Seja o primeiro!

Deixar um comentário

Atenção: seu e-mail não será publicado.

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...