Departamento de Saúde alerta para os cuidados para evitar picadas de escorpiões

O Departamento de Saúde, da Prefeitura Municipal de Saltinho informa que, assim como todos os vetores de doença e outras espécies incômodas (mosquito da dengue, carrapatos, ratos, morcegos, etc.), os escorpiões dependem da oferta de moradia e alimento, portanto, para evitar a proliferação desses animais devem-se tomar algumas medidas simples e eficazes:

Na área externa de sua casa

Mantenha limpos quintais e jardins, não acumule folhas secas e lixo domiciliar;

Acondicione o lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e os disponibilize para o serviço de coleta. Não jogue lixo em terrenos baldios;

Limpe terrenos baldios situados a cerca de dois metros das redondezas dos imóveis;

Elimine fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;

Evite a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc;

Remova periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado;

Evite queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;

Remova folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros;

Mantenha fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões;

Reboque paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.

Na área interna

Reboque paredes para que não apresentem vãos ou frestas;

Vede soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;

Repare rodapés soltos e colocar telas nas janelas;

Tele as aberturas dos ralos, pias ou tanques;

Tele aberturas de ventilação de porões e mantenha assoalhos calafetados;

Mantenha todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.

Observação: em áreas rurais, a preparação do solo para plantio pode promover o desalojamento de escorpiões de seu habitat natural (barranco, cupinzeiros, troncos de árvores abandonadas por longos períodos).

Em caso de acidentes com o escorpião, não use remédios ou atomedicação. Leve a vítima para a Unidade Mista de Saúde de Saltinho, situada à Rua Professor Paulo da Silva Coelho, 525.