Ato Cívico nas Unidades Escolares de Saltinho marca o mês da Independência

Atividades marcam o Ato Cívico nas Escolas de Saltinho

No mês em que se celebra a Independência do Brasil, as Unidades Escolares de Saltinho realizaram, no último dia 6 de setembro, diversas atividades pedagógicas e culturais.

As apresentações, realizadas nos períodos manhã e tarde, contaram com a importante presença dos pais e demais familiares dos alunos, além do prefeito de Saltinho, Carlinhos Lisi, do vice-prefeito Helinho Bernardino, assim como do diretor do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, Amarildo Rodrigues, do presidente da Câmara de Vereadores Evandro Pereira e do vereador Rodrigo Artur (Cartucheira).

Pelo segundo ano, os alunos da Rede Municipal de Saltinho puderam celebrar a data de uma forma muito mais participativa, mais envolvidos com a temática.

As homenagens pelo “7 de setembro” aconteceram nos períodos manhã e tarde, nas Escolas Municipais “Gelsomina Atanásio Cassano”, (creche) “Professor Roque Névio Fioravante”, “Professor Lúcio Ferraz de Arruda” (creche) e “Nossa Senhora Aparecida”.

A proposta de realizar as atividades nas Unidades Escolares, através das atividades pedagógicas e das orientações das professoras, foi construída através do diálogo entre diretoras, coordenadoras, professoras e demais membros do Departamento de Educação, com acompanhamento do diretor Amarildo Rodrigues e do prefeito Carlinhos Lisi, além das diretoras Mônica Taranto, Fabiana Parolina, Karina Casale e as coordenadoras Lucimara Zatarin, Juliana Vargas, Renata Pimpinato e Cassia Biason.

Opinião do Prefeito

Para o prefeito Carlinhos Lisi, a iniciativa confirmou as melhores expectativas, pois permitiu aos alunos realizar as atividades nas próprias unidades escolares. Outro destaque mencionado pelo prefeito diz respeito à presença de pais e demais familiares. As unidades se transformaram um grande espaço de atividades que realçam a importância da data e do Ato Cívico. Em seus discursos nas Escolas, o prefeito também parabenizou toda a equipe do Departamento de Educação: diretoras, coordenadoras, professoras, monitores, estagiários, atendentes, merendeiras, equipe de manutenção e limpeza, nutricionista, cozinheiras e zeladores pelo excelente trabalho pela Educação de Saltinho.

 

Atividades nas Escolas:

No C.I.E.M.S “Nossa Senhora Aparecida”, as equipes de ensino realizaram de maneira conjunta apresentações para relembrar a história em torno do Dia da Independência:  com os alunos do período da manhã, foram realizadas atividades que contemplaram todas as salas, com o 4º ano e o pré 2 realizando uma peça de teatro encenando os acontecimentos da data. O encerramento foi com a música “verde e Amarelo” de Roberto Carlos.

Os alunos do período da tarde realizaram jogral coletivo, no qual cada classe recitou uma parte enquanto os alunos menores encenavam. O encerramento foi com a música “Vamos Construir”, de Sandy & Jr.

Na E.M.E.I “Gelsomina Atanásio Cassano”, o tema da apresentação foi o Folclore brasileiro. As crianças do período da Manhã apresentaram a História do Sitio do “Pica-Pau Amarelo”, em que cada turma representou um personagem, sendo o Reino das Águas Claras, representado pelas crianças do berçário e maternal I, O Rabicó – pelos alunos do maternal II; os Prés – I os personagens Saci, Cuca, Visconde de Sabugosa e Emília, e o Pré II os netinhos da Dona Benta, Narizinho e Pedrinho.

No período da tarde, foram representadas as cantigas de roda, que possibilitou a todos os presentes, através da música e da dança, vivenciar valores de amizade, cooperação e respeito.

Na E.M.E.I “Professor Lúcio Ferraz de Arruda” foram realizadas, durante a semana do ato cívico, atividades pedagógicas enfocando a valorização do nosso país. No período da manhã o Berçário realizou a confecção de cata-vento para enfeitar a entrada da escola e realizou atividades envolvendo as cores da bandeira. O Maternal I realizou a confecção de um cartaz em formato da bandeira do Brasil, com o carimbo das mãos das crianças. O Maternal II, apresentou a música Brasil de Norte a Sul.

No período da tarde, o Berçário realizou a confecção do cartaz "A Independência do Brasil está em nossas mãos", o Maternal I trabalhou as cores da bandeira, confecção de adereços sobre o tema. O maternal 1 da tarde também realizou a confecção do cartaz "Com essas mãos faremos renascer a esperança e a paz". O maternal II apresentou a música "Eu te amo meu Brasil". E as crianças do Pré I realizaram a apresentação da música "Brasil, Minha pátria, Meu País".

O C.I.E.M.S “Roque Névio Fioravante” realizou uma linha do tempo, apresentada como jogral, abordando o Descobrimento do Brasil até o Brasil República. No período da manhã, o 1º e 2 º ano abordaram os índios, a chegada dos portugueses e o Brasil Colônia. As turmas do 3º e 4º anos apresentaram o Brasil Império, a escravidão até a Independência de Portugal. As turmas do 5º ano, abordaram o Brasil República.

No período da tarde, os alunos do 2º ano seguiram a linha do tempo, destacando a Abolição da Escravatura. O 3º ano abordou a 1ª Constituição Republicana. As turmas do 4º ano abordaram o Governo de Getúlio Vargas. Uma das turmas do 5º ano abordou o Governo de Juscelino Kubitschek (1956 a 1961) e o Primeiro Presidente da República, o marechal Deodoro da Fonseca.

A Banda Municipal de Saltinho, sob regência do Professor Alexandre Menegalle também participou das atividades.

Compartilhar

Comentários

    Nenhum comentário registrado. Seja o primeiro!

Deixar um comentário

Atenção: seu e-mail não será publicado.

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...