Agricultura Familiar: Qualidade na Alimentação Escolar

A Prefeitura de Saltinho realizou chamadas públicas para aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar para merenda escolar. A entrada de frutas e hortaliças desta modalidade enfrentava grandes desafios e vinha sendo construída desde o ano passado. O principal objetivo é que esta experiência abra caminho para a ampliação das aquisições de hortifrutigranjeiros diretamente dos pequenos agricultores. Com a entrada desses alimentos, a Prefeitura, reitera um de seus compromissos estratégicos: o atendimento a Lei Federal 11.947/09 – que determina que 30% dos alimentos adquiridos para a merenda devem ter como origem pequenos produtores.

Os produtos que vem do campo são entregues semanalmente para abastecer as escolas e estão sendo adquiridos alface, couve, repolho, acelga, cheiro verde e outro importante gênero agora inserido neste processo é a banana, fortemente relacionada ao hábito alimentar do brasileiro, tal produto também é bastante produzido pela Agricultura familiar.

A convergência de políticas públicas visando a integração entre a agricultura familiar e alimentação escolar resultam em um cardápio elaborado respeitando a cultura local, alimentos regionais, e os princípios fundamentais da boa nutrição como quantidade, qualidade, variedade, moderação e harmonia.