CIEMS “Roque Névio Fioravante” tem finalizada a instalação da cisterna

CIEMS “Professor Roque Névio Fioravante” tem finalizada a instalação da cisterna

O uso racional da água, bem tão precioso, aliado à economia pela redução de consumo em virtude do reaproveitamento da água. Com este propósito, a prefeitura de Saltinho iniciou a instalação de uma cisterna no CIEMS “Professor Roque Névio Fioravante”. A cisterna consiste num sistema de armazenamento de água da chuva, sendo esta captada por calhas e dutos do telhado e/ou pisos enchendo a cisterna.

A Cisterna da Escola Roque Nevio capta e armazena águas pluviais (das chuvas) dos telhados de suas instalações e quadra para utilização com fins não potáveis, ou seja, exceto para consumo.

A água captada e armazenada serve para lavagem de banheiros, pátios, regar plantas, entre outras ações.

De acordo com informações do Departamento de Finanças, esta Obra foi realizada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e FECOP (Fundo Estadual de Controle da Poluição Ambiental) que entrou com o valor foi de 55.000,00 - relativos ao custo de 65% da obra. A Prefeitura de Saltinho entrou com os outros 35%, num total de R$ 75.500,00.

Economia

A iniciativa conjunta entre os departamentos de Educação, Meio Ambiente e Obras tem números expressivos quanto à economia de água. Segundo o diretor de Obras, Carlos Eduardo Torrezan, a expectativa é de economia de até 30 mil litros por mês, levando em conta que a cisterna possui dois tanques de armazenamento de 10 mil litros cada.

Para a diretora de Saneamento Ariella Montebello, a ação mostra a preocupação da Administração Municipal em fazer o dever de casa quando se fala em consumo racional de água. Consumo consciente, economia e reaproveitamento da água. Ações fundamentais que mostram o compromisso da Administração Municipal com o uso correto deste bem valioso que é a água.